sexta-feira, 13 de junho de 2008

1 time = 3 equipes - DEFESA

por Renan Portes







Olá amigos do Bleog do Léo. Hoje, dia dos namorados, o nosso papo não é tão romântico como sugere a data. Hoje falaremos da grande e forte defesa de um time de Futebol Americano. Esta é a responsável pela ‘má fama’ do esporte aqui no Brasil, pois é onde o contato de verdade acontece. Cada jogador tem a sua função de marcação e eles “chegam junto” para impedir o avanço adversário. Vale lembrar que todos os jogadores tem proteções, e que o excesso de “vontade” é penalizado.



A defesa tem a função de impedir o avanço do ataque adversário, roubar a posse de bola, seja por meio de fumbles (recuperação da posse de bola que estava em domínio de um atacante) ou por interceptações, quando um passe aéreo que teria como alvo o atacante é recebido antes pelo jogador de defesa. O grande alvo da linha de defesa é o QB adversário. A linha de defesa tenta furar a linha de ataque para ‘sacar’ o QB, impedindo-o de efetivar a jogada programada. Além dos tackles este é um dos momentos mais empolgantes para a defesa, pois joga o QB no chão, podendo inclusive forçar um fumble. Quando isso acontece, um dos melhores e mais antigos narradores de FA no Brasil, Ivan Zimmermmann, do BandSports costuma gritar no microfone seu famoso jargão: “Rasteeejaaaa Veeeeermeeeeee”.

A defesa não tem limitações sobre o numero de jogadores na linha de scrimagge. A formação típica é composta de quatro na linha defensiva, três linebackers e mais quatro defensive backs. Mas essas posições podem variar de acordo com as jogadas mais fortes do time adversário.
Vamos às posições: Defensive End, Defensive Tackle, Linebackers, Cornerbacks e os safeties.

Defensive Line

Defensive End (DE, LE, RE) camiseta número 60-79, 90-99 – A linha defensiva é tipicamente composta por 3 ou 4 jogadores; 2 deles nas pontas. Todos tentam forçar a linha de ataque, mas os DE tem a função de ‘sacar’ o QB. Geralmente são menores e mais rápidos.
Defensive tackle (DT, NT) camiseta número 60-79, 90-99 - Na linha que já falamos, eles são os do centro da linha, nesse caso com nomenclatura especial “nose tackle”. Se ocupam mais do jogo corrido adversário.

Middle e Inside Linebackers (MLB, ILB,RILB, LILB) camiseta número 50-59, 90-99 – Esses são “os caras do tackle”. Jogam atrás da linha defensiva e defendem igualmente os lances aéreos e terrestres. Os dois de fora são especialmente denominados “outside linebackers”. Tem a função de chegar ao QB, pois este está de costas para esse lado (blind side) para fazer os passes. O middle Linebacker tem a maior responsabilidade de derrubar corredores, já que joga no meio de campo.

Defensive Backs

Cornerbacks (CB) camisetas número 20-49 – Se posicionam de frente aos Wide Receivers, aqueles que correm em profundidade para receberem passes longos. Tem a função de fazer esta cobertura, impedindo passes e interceptando-os. Precisa ser muito veloz, pois marcam os jogadores mais rápidos do ataque.

Safeties (S, FS, SS) camisetas número 20-49 – No centro e por trás da defesa estão os safeties, na chamada “secundária da defesa”. Atuam como últimos homens no campo. Existem variações como Strong Safety e Free Safety. Eles tem que dar suporte aos cornerbacks, marcar qualquer jogador ofensivo ainda livre e, principalmente o Strong Safety, ajudar a derrubar os running backs que conduzam a bola.

Com a defesa apresentada, você já sabe o básico sobre pontuações e objetivos. A cada encontro você fica mais por dentro das situações de campo. Na próxima quinta-feira, falaremos do time de especialistas.

Tackles a todos !!!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Salvem-se quem puder

depois de um tempo longe por conta da faculdade, estou de volta...
Definidos os árbitros que comandarão as partidas da última e decisiva rodada da segunga fase do campeonato estadual 2008, os jogos serão todos às15h. No Morenão jogam Operário x Corumbaense apitado por João Lupato. Lupato apitou o Comerário de quinta-feira, foi cum pouco confuso e não marcou um gol de falta legítimo do Procópio, alegando impedimento do Felipe.
No Ninho da Águia Manoel Paixão comanda Águia Negra x Cene. No Saraivão, jogam Ivinhema x União e quem apita é Paulo Henrique Sampaio. No Laertão a bola rola para Costa Rica x Comercial e quem apita é Marcos Mateus Pereira. Para Misto x Naviraiense no Madrugadão, em Três Lagoas, foi sorteado o nome de Endivaldo Marcos S. Lima.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

FOTOS DO DIA

Pela primeira vez teremos duas fotos do dia: O tetracampeão de Roland Garros, Rafael Nadal, que atropelou o numero 1 do mundo Roger Federer (6,1-6,3-6,0). Nadal ainda igualou marca do sueco Bjong Borg com 4 títulos consecutivos no Grand Slam francês


O plonês Robert Kubica venceu a primeira corrida da carreira, no GP do Canadá de Formula 1, em Montreal e agora é o líder do campeonato com 42 pontos.

domingo, 8 de junho de 2008

Classificação atualizada...

Águia Negra 16
Costa Rica 14
Ivinhema 14
Misto 13
Cene 13
Operário 13
Corumbaense 12
Comercial 11
Naviraiense 10
União 6


Corumbaense 2 x 0 Operário
Comercial 1 x 2 Costa Rica
Naviraiense 0 x 1 Misto
União 2 x 4 Ivinhema
Cene 2 x 2 Águia Negra

E o Galo perde

O Operário foi a Corumbá e perdeu, como havia dito o primeiro tempo terminou 1 x 0 gol do atacante Tuia, o segundo foi marcado pelo lateral esquerdo Léo, agora o operário é o terceiro colocado com 13 pontos, o águia que joga daqui a pouco com o Cene é o líder, o costa rica venceu o comercial fora de casa e está com 14 em segundo. O Corumbaense venceu e está em quarto.

Águia Negra 15
Costa Rica 14
Operário 13
Cene 12
Corumbaense 12
Ivinhema 11
Comercial 11
Misto 11
Naviraiense 9
União 6

às 15h jogam União x Ivinhema; Cene x Águia; Misto x naviraiense

O Galo em Corumbá

O Operário está jogando em Corumbá contra o time da casa, está um a zero pro Carijó, gol de Tuia. O time do Galo que entrou jogando foi: Osmar; Bruno, Lobão e Adilson; Kel, Felipe, Procópio, Hernani e Chocolate; Celinho e Elias.

Hernani saiu machucado no primeiro tempo, entrou Patrick... Cadê o Marquinhooooos?????