sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pro gasto

Na noite de ontem o Cruzeiro jogou pro gasto em Belo Horizonte para tentar encostar nos líderes Palmeiras e Grêmio, e conseguiu, venceu o Sport por 1 a 0 com gol do reserva Gérson Magrão. Em jogo tenso e fraco as duas equipes não finalizavam, chegavam com pouco perigo. O Sport cauteloso por jogar fora de casa, criava sem poder e o Cruzeiro com a obrigação de nao deixar São Paulo e Flamengo passar reclamava das faltas cometidas pelos pernambucanos. O outro Magrão, goleiro foi o destaque do Leão. Jogo ruim e a queda da Raposa é questão de tempo.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ah se todos fossem como ele...

por Ronaldo Young
...Galera, era muito legal de ver aquele cara jogando. Eu tava de bobeira, batendo perna lá na Avenida Afonso Pena, quase chegando ao shopping. Daí eu avistei uma tevê dentro de um comércio que alugava campos de futebol com grama sintética. Entrei, sentei e estava vendo Cruzeiro e Sport pelo Brasileirão daquele ano. Que ano era não importa. O jogo tava zero a zero quando levantei pra ir ao banheiro e passei o olhar na partida que acontecia em uma das canchas de aluguel. Chamou atenção quando um troncudo, com uma barba que impunha respeito, dominou a bola. Antes ele tava no gol. Goleiro não domina bola, pô! Mas aí ele matou a redonda, levou pra esquerda, que parecia ser a perna boa. Jogou o corpo pra direita. De nada adiantava. O marcador ainda o perseguia. Foi quando ele, em um momento que durou 3 segundos, mas que pra mim foi uma fenda no espaço-tempo, penteou a bola pra direita e avançou na lateral esquerda. Saiu um passo na frente do adversário. O troncudo não era veloz, mas certamente tinha explosão. E explodiu rumo à linha de fundo. Quando chegou ao fim, quase desviei o olhar porque não havia pra onde ir. Ainda bem que sou teimoso e persistente. Fiquei até o fim pra ver o que aconteceria. E o marcador parou de correr quando chegou a um passo antes da linha da meta. E, galera, o barbudo deu um carrinho com raça, muita raça, mandou a bola pra trás e deu uma assistência pra gol. Ele não podia ter feito aquilo. Aliás, podia, mas não devia. E ele não fez nenhum gol, aquele cara. Mas ele jogava com amor à camisa em uma pelada. O nome do troncudo com barba é relevante, tá cheio de caras como esse por aí. Mas ele me passou uma sensação de tranqüilidade. Enquanto caras como aquele existirem, o futebol terá lugar reservado pra quem ama esse esporte. Galera, era muito legal ver aquele cara jogando...
Ronaldo Young é torcedor da Portuguesa, paulistano que vive em Campo Grande, promotor público e colunista do Bleog do Léo, nas quintas-feiras escreve "contos do mundo futebolístico"

Tomara

Tomara que dê certo o projeto que o amigo e blogueiro Gabriel Neris descobriu nos bastidoras do futebol. Aqui vocês podem acompanhar mais detalhes sobre o Festival da Paz, torneio de futebol encabeçado pelo Centro Esportivo Nova Esperança (Cene) e que pode servir exemplo para o espetacular presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do SUl (FFMS) Franchico Cesáário. O campeonato traz à capital equipes do futebol paulista e carioca e serve de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Junior, maior torneio da categoria. Que a FFMS ajude a base do Estado e que mais clubes do MS sigam o exemplo do Cene e vão atrás de iniciativas que incentivem um novo ápice do esporte bretão no coração do país.

Quem disse que o MS não faz cara fera?

Pelo segundo ano podemos ter um sul-mato-grossense vencendo a Bola de Ouro da revista placar. Em 2006 o douradense Lucas, volante do Grêmio desbancou atacantes e meias feras para
ser o mais regular daquele campeonato. Este ano é a vez de outro douradense. Atacante, filho de atacante e com nome de loja de som, Keirrison é até o momento o atleta mais regular do campeonato. Atacante matador, habilidoso e frio. O filho do Adir já desperta o interesse de grandes clubes do futebol mundial, marcou 34 vezesna temporada, três a menos que Kléber Pereira do Santos, líder da artilharia no país. É o menino dos olhos do Coritiba, tem contrato até o fim de 2009, mas dificilmente fica. Caso a Bola de ouro vá mesmo pra ele sua ida para fora do país será mais rápida. Sorte menino, porque você pode.
Ficha técnica

Keirrison de Souza Carneiro
Naturalidade: Dourados (MS)
Nascimento: 03/12/1988
Peso: 74.00 kg Altura: 184 cm
Clubes: Cene e Coritiba
Títulos: Campeão Brasileiro série B 2007 (Coritiba) e Campeão Paranaense 2008 (Coritiba)
Gols no ano: 34

Nem era...

12 minutos do segundo tempo, Botafogo 2 x 0 América de Cali. Muita água no Maracanã, por alguns minutos pensei que o glorioso tinha retomado aquele espirito guerreiro que apresentou durante algumas rodadas no campeonato brasileiro. Três minutos depois, jogada de alessandro pela direita, cruzamento para a área e quem estava lah? Wellington Paulissta, marcando de primeira. É, realmente o fogao volto. O América atacava e a defesa foi consistente, a chiva continuava a cair e com ela Diguinho se esfprçava para pegar a bola. Castilho subia soberano cortando um cruzamento, quando de repente... a defesa bateu cabeça e o gol do américa. Nem era... O time parou, os passes não saiam e o velho botafogo que caiu na tabela voltara. A vontede foi única e exclusivamente para garantir a vitória e os milhares de dólares garantidos a cada clube que avança na sulamericana. Coisa boa? O próximo adversário vem da Argentina, Arsenal de Sarandi ou Estudiantes, nada que bote medo, mas com certeza muito dinheiro no bolso. Coisa ruim? Triguino e Diguinho saíram machucados e podem ser dúvida para a partida importante de domingo contra o Grêmio. Brasileiro para o fogão só uma certeza, o ano que vem estão novamente na sulamericana.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Valeu a pena!

Poucas pessoas tem a oportunidade que tive. Agradeço a todos que me ajudaram para que pudesse participar no último sábado do curso de Jornalismo Esportivo organizado pela Revista Cult, que reuniu profissionais como Mauro Beting, André Kfouri, Antero Greco e Paulo Vinícius Coelho. Foram quatro palestras que me impulsionaram cada vez mais para buscar o meu sonho de ser jornalista esportivo. Os quatro jornalistas são apaixonados pelo que fazem, pesquisadores que recebem para fazer o que mais gostam... assistir futebol.


O primeiro contato foi com Mauro Beting, advogado e jornalista, que desde 1990 dedica-se exclusivamente ao jornalismo esportivo. Paixão e equilíbrio são as armas para o bom relacionamento no meio futebolístico. Hoje Mauro tem mais de dez empregos, atua no rádio, na tv, internet e impresso. O segredo para tanto prestígio? O respeito.

André Kfouri afirmou que com certeza seu sobrenome ajudou a conseguir o primeiro emprego, mas se orgulha em falar que deu os primeiros passos rumo ao sonho de ser repórter de esportes em TV sozinho. A chance foi única e ele soube abraçar. Começou como rádio escuta na Jovem Pan, passou para a equipe de esportes e no seu segundo ano na emissora já cobriu a primeira copa do mundo com apenas 20 anos. Em 95 passou a integrar o time da então iniciante ESPN Brasil, a convite do amigo José Trajano. Hoje já tem quatro olimpíadas nas costas, duas copas do mundo e um Super Bowl, além de grande coberturas do tênis, vôlei e basquete. André tem histórias incríveis, como a dos 100m com barreiras feminino das Olimpíadas de Pequim, onde teve que torcer para que uma das jamaicanas chegasse em primeiro para que o texto produzido por ele dese certo, e deu. Três delas foram as primeiras. Contou várias passagens que precisou prever o fato para que seu texto desse certo e afirmou "nada pode prejudicar o talento de alguém".

Após o almoço foi a vez de Antero Greco, editor de esportes do jornal O Estado de São Paulo, acompanha copas do mundo desde 1978 e aliviou muita gente quando disse "dá para viver do jornalismo". Como? Com limites, sendo cordial, porém com profissionalismo. Inovando, furando esquemas oficiais, tratando com respeito e sem medo, com postura correta, honesta e corajosa. É preciso ter o que mostrar no dia seguinte, se deu algo errado? Não interessa, o leitor quer novidade, fato inédito, então, não tem pauta difícil, difícil é voltar sem notícia. Sorte é necessária, persistência também, fontes dignas e fidelidade a elas, fontes invisíveis e o mais importante... LER, LER, LER, LER e LER. Bela aula de competência.

O fechamento do dia foi espetacular, quando se falava em Paulo Vinícius Coelho me vinha na cabeça um andróide, sem juntas e com uma memória escandalosa que me causava uma inveja muito sadia. Estava enganado, seus braços dobravam, seu nariz coçava e ele também esquecia onde tinha colocado a caneta, o mais impressionate? Os três pulinhos pra são longuinho quando achou. O monstro da tática e estatistica futebolistica é um ser humano agradavel, boa gente e que não se importa em dividir seus conhecimentos com os demais. Contou um pouco de suas técnicas de pesquisa, analisou a forma de se fazer jornal no país e revelou alguns segredos do sucesso que o deu o primeiro lugar no prêmio comunique-se 2008 na categoria jornalista esportivo. PVC tem ótima relação com suas fontes, mesmo que não precise de informação está sempre ligando para conversar, fala com os 20 técnicos da séria A toda sexta feira para saber quem joga ou não joga. Não publica uma informação sem ter plena certeza do que está dizendo, afinal, ele é responsável por aquela informação. Nunca encher linguiça. Apurar, checar, rechecar e contar de uma maneira clara. "Escrever não pelo sucesso, mas pelo ato de fazer bom jornalismo", encerrou PVC.

palpites para a Uefa Champions League

30-09-2008

AaB Aalborg 0 x 2 Manchester United

Villarreal 1 x 1 Celtic

Fiorentina 2 x 0 Steaua

Bayern 3 x 1 Lyon

Arsenal 2 x 2 Porto

Fenerbahçe 2 x 0 Dynamo Kyiv

BATE Borisov 0 x 2 Juventus

Zenit Sr Petersburg 0 x 1Real Madrid (2 a 1 - quase)


01-10-2008

CFR Cluj 0 x 5 Chelsea

Bordeaux 1 x 2 Roma

Anorthosis Famagusta 1 x 1 Panathinaikos

Internazionale 2 x 0 Bremen

Sporting 3 x 1 Basel

Shakhtar 0 x 1 Barcelona

Liverpool 2 x 0 PSV

Altético Madrid 3 x 0 Marsielle

Liderança verde!

O palmeiras, com 50 pontos, é o novo lider do brasileirão. O time perdeu Valdívia, mas viu Diego Souza lidera comanda a busca pelo penta. O meia atacante comprovadamente nao consegue brilhar em um time que tenham dois craques, com a saída de do chileno, Diego assumiu a bronca e levou o porco a liderança do campeonato. O empate com o Náutico não foi o melhor resultado, porém foi suficiente pra dar a liderança por pelo menos mais duas rodadas ao alvi-verde. O verdão vence o galo mineiro no palestra e arranca uma vitória do fraco Figueirense no Orlando Scarpelli. Logo abaixo está o Grêmio, líder da 17ª à 26ª rodadas, e perdeu para o arqui-rival Internacional por 4 a 1 no gigante da Beira-Rio. Próximos jogos em casa e a chance de não ver o verdão se distanciar. Botafogo e Santos estão em situações opostas na tabela, mas o primeiro tenta se reanimar enquanto o segundo tenta cada vez mais se distanciar da zona da degola. Celso Roth precisa trabalhar muito, se quiser arrancar duas vitórias e casa, o capitão Tcheco o o zagueiro Léo não enfrentam o Fogão e a parada é dificil, porém não impossível.
Acho que não dá.