quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A Campions vai mudar!

A liga dos campeões da Europa vai mudar, a partir da competição 2009/10 32 clubes continuarão disputando o torneio. Clubes de países com menor tradição ganharam oportunidades maiores de tornarem-se grandes. A fase eliminatória será dividida em 2 partes. A primeira com 40 equipes, uma da Turquia, Grécia e república Tcheca e outros 37 campeões nacionais que ocupam os piores rankings nacionais da Uefa.

Primeira fase: Uma equipe de cada um destes disputam mais 5 Vagas

Turquia
Grécia
República Tcheca
37 países melhores colocados no ranking

Segunda Fase: Uma equipe de cada um destes disputam mais 5 Vagas

Espanha
Inglaterra
Itália
França
Alemanha
Portugal
Romênia
Holanda
Rússia
Escócia
Ucrânia
Bélgica
Turquia
Grécia
República Tcheca

Tem Vaga Garantida:

Espanha - 3 vagas
Inglaterra - 3 vagas
Itália - 3 vagas
França - 2 vagas
Alemanha - 2 vagas
Portugal - 2 vagas
Romênia - 1 vaga
Holanda - 1 vaga
Rússia - 1 vaga
Escócia - 1 vaga
Ucrânia - 1 vaga
Bélgica - 1 vaga

Assim o Campeão da Liga anterior, mais 21 clubes dos 12 principais campeões dos primeiros países do ranking da uefa, juntaram-se com os 5 classificados na primeira e segunda fases.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Corneta entupida!

O nome do estádio não vem ao caso, passa, pesso perdão, mas quanto ao impedimento, tá ai.
A partir de 2005, na Copa das confederações as recomendações da FIFA, entidade máxima do futebol mundial, quanto ao impedimento mudaram, para estar impedido o jogo deve seguir e o jogador precisa tocar na bola para cometer a infração. Como segue abaixo:

O fato de estar em uma posição de impedimento não constitui uma infração em si. Um jogador estará em posição de impedimento se:

· se encontra mais próximo da linha da meta contrária que a bola e o penúltimo adversário.

Um jogador não estará em posição de impedimento se:

· se encontra em sua própria metade de campo; ou
· ESTÁ NA MESMA LINHA QUE O PENÚLTIMO ADVERSÁRIO; OU
· está na mesma linha que os dois últimos adversários.

Segundo a FIFA, um jogador em posição de impedimento será sancionado somente se no momento em que a bola toca ou é jogada por um de seus companheiros, se encontra, na opinião do árbitro, implicado no jogo ativo:
  • INTERFERINDO no jogo; ou
  • interferindo a um adversário; ou
  • ganhando vantagem dessa posição.

Segundo o dicionário interferir é intrometer-se, produzir interferência, logo, Éder Monteiro era o primeiro jogador do noroeste e participou da jogada, o segundo jogador que poderia pegar na bola estava atrás de Éder, não tocando a bola e nem tocando para alguém, não interferiu nenhum adversário e nem ganhou vantagem da posição, com isso não participou da jogada, sendo tachado como jogador passivo. Éder está na atrás linha que o último adversário. A regra não diz que ir na bola e tirar a atenção do goleiro é impedimento, as coisas mudaram. Preciso estudar mais a regra? Com certeza, mas para falar alguma coisa é necessário ser preciso nas definições. O que “salvou” o Juiz é que para toda regra é cabível de interpretação por quem a aplica, então, mesmo com o erro, a posição era difícil e dessa vez passa.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pega essa...

http://www.fifa.com/worldfootball/clubfootball/news/newsid=698770.html#mengao+creu+maracana

Paulista!

O G4 paulista está mais uma vez modificado, por time que já estiverem nele, mas modificado. Do terceiro ao quinto o mesmo número de pontos e uma rodada marcada, não diferente das outras e do futebol pelo brasil, pelos erros da arnitragem nos jogos de são paulo e corinthians.
O lider mudou novamente, o Guaratingeutá assumiu a ponta ao vencer o juventus que está na zona de rebaixamento por 1 x 0. A segunda colocada é a Ponte Preta que perdeu para o corinthians em Campinas por 0 x 1, gol de Acosta, que tomou o terceiro cartão e não joga o classico, assim como Dentinho e Fabinho também punidos pela terceira vez. O terceiro, Barueri goleou o são caetano, em pleno Anacleto Campanela, destaque para que marcou gols. O quarto é o timão, que venceu a ponte por um gol que poderia ter sido dois, se não fosse um gol mal anulado de Acosta em posição legal. O quinto são Paulo cedeu o empate ao Noroeste do Artilheiro da competição Otacílio Neto (marcou um ontem), no Morumbi, 2 x 2, este também poderia ter sido 2 x 3 já que o Juiz anulou um gol do norusca quando em cobrança de falta haviam dois jogadores envolvidos no lance, quem estava em posição legal marcou e o juiz erradamente anulou. O norusca é o sexto um ponto a menos que o sampa. O Santos venceu o Ituano por 4 x 1 na vila belmiro em noite inspirada de Molina que marcou um e participou do lance de outros dois. Agora o peixé é o 11º e o Ituano 13º. O palmeiras único dos grandes que jogou no sábado e tropeçou diante do Rio Preto no Parque Antartica, distanciando-se do G4, está em nono enquanto o Rio Preto é o penultimo. Completaram a rodada Bragantino 2 x 1 Rio Claro, sétimo e último colocados. Portuguesa 1 x 0 Guarani, décimo e décimo oitavo. Marília 0 x 1 Mirassol, décimo quarto e oitavo.
Se o campeonato terminasse hoje apenas o Timão estaria nas semi-finais do torneio, ainda restam 8 jogos e muita coisa pode mudar. São Paulo e Palmeiras ainda têm tempo de estabilizarem, o Santos segue em ascensão e os "pequenos" ainda podem incomodar e faltam alguns classicos. Quem viver, verá.

Imprudência!













O jogo do arsenal contra o birminghan não foi só marcado pelo tropeço dos gunners no ultimo minuto de jogo, mas pela contusão do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva. O zagueiro Martin Taylor entrou violentamente em da Silva que quebrou a perna tendo fratura exposta na fibula (osso longo da parte de traz da canela), se estende do joelho ao tornozelo. O atleta do arsenal poderia ter tido o pé amputado se não fosse socorrido a tempo, além da fratura alguns musculos, tendoes e ligamentos ficaram machucados. Eduardo deve ficar cerca de 9 meses fora dos gramados, vai perder o resto da Premier League, o inicio da temporada que vem e a Eurocopa de seleções.
Taylor deveria ser punido rigorosamente, pois o que da Silva vai passar é complicadissimo, podendo até traumatiza-lo e deixar sua carreira, que está no auge, abalada.

E deu Flamengo!




Em um espetáculo maravilhoso, digno de Flamengo e Botafogo, o maracanã com mais de 84 mil pagantes tremeu ontem, durante a final da taça Guanabara 2008, quando o fla sagrou-se campeão vencendo por 2 x 1 o rival, gols de Wellington Paulista, Ibson (penalti) e Diego Tardeli. O rubro negro-carioca já está na final do carioca por vencero o primeiro turno, agora pode dedicar-se somente à Libertadores. O Botafogo segue em busca do título da taça rio para poder chegar a mais uma final com o fla.

Jogo bonito, igual o tempo inteir e com uma certa superioridade do fla no segundo tempo, o botafogo não foi roubado. Alguns erros de interpretação do arbitro Marcelo de Lima Henrique para os dois lados, mas em campo o flamengo que no papel era melhor se mostrou superior. O bota abriu o placar aos 28min do primeiro tempo co Wellington Paulista. No segundo tempo uma falta da direita, empurra-empurra dentro da área e depois da cobrança o zagueiro Ferrero puxa a camisa de Fábio Luciano até a nuca, e tá na regra agarrar a um adversário dentro da área é penalti, toda regra cabe interpretação de quem a conduz, logo o juiz viu penalti. Ibson bateu e converteu. Depois da cobrança souza tentou pegar a bola no fundo da rede e o goleiro castillo não deixou, virou confusão, os jogadores do bota cercaram souza, os reservas do fla tentaram separar, alessando chutava por baixo assim como Juan, todos se empurravam e o jogo ficou parado por oito minutos. Confusão tranquilizada, o árbitro expulsou Souza (que começou o furdunço) e Zé Carlos (que estava mais perto, entrou de gaiato). Quem deveria sair do jogo era Juan do fla e Alessandro do Bota, talvez castillo por atitude antedesportiva. Lucio Flávio reclamou demais e tá na regra, desaprovar com palavras ou ações as decisões do árbitro é falta punivel com cartão, em seguida fez uma falta por traz em Juan tomou o segundo cartão e saiu do jogo mais cedo. Asism com um a mais o fla foi pra cima, saiuToró e entrou Tardelli. Em um contra ataque o ex-sao paulino vinha sozinho desde o campo de defesa, mas somente Léo Moura o viu e tocou, ele percebeu o goleiro adiantadop e chutou por cima, sem chances para o uruguaio do bota, aos 46 do segundo tempo o fla vira. O bota pressiona e após uma cobrança de falta edson cabeceia na trave, é a ultima oportunidade do glorioso, porque o juiz encerra a partida.
O jogo foi lindo, as torcidas deram show, o árbitro atrapalhou o espetáculo apenas, mas o flamengo foi melhor. Uma lastima foi o presidente do botafogo Bebeto de freitas renunciar ao cargo após a partida alegando cansaço.
"Preciso de uma outra pessoa entrando com a cabeça fresca. Não dá mais. Existe a possibilidade de pedir licença, mas o Botafogo não vai acabar com a minha saída. Trabalhar pelo Botafogo eu vou trabalhar a minha vida inteira."
Palavras de Bebeto após o jogo
Maior vencedor da disputa, o rubro-negro foi campeão em 1970, 1972, 1973, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1984, 1988, 1989, 1995, 1996, 1999, 2001, 2004, 2007 e 2008.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa e Ediney Guerreiro Mascarenhas (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Marcinho, Kléberson, Ibson, Fábio Luciano e Diego Tardelli (F); Renato Silva, Ferrero e Lucio Flavio (B)
Cartões vermelhos: Souza (F); Zé Carlos, Lucio Flavio e Diguinho (B)
Gols: BOTAFOGO: Wellington Paulista, aos 27 minutos do primeiro tempo. FLAMENGO: Ibson, aos 17, e Diego Tardelli, aos 46 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Kléberson), Cristian, Ibson e Toró (Diego Tardelli); Marcinho (Obina) e Souza Técnico: Joel Santana
BOTAFOGO: Castillo; Eduardo (Édson), Renato Silva e Ferrero; Alessandro (Fábio), Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos; Adriano Felício (Jorge Henrique) e Wellington Paulista Técnico: Cuca