segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Jogo duro e empate no Morenão

O Cene perdeu os 100% de aproveitamento no Campeonato Sul Matogrossense de Futebol 2009 e empatou em jogo duro com o Misto, de Três Lagoas, sábado, no Morenão, por um a um, . O árbitro João Lupato perdeu o controle da partida e quase viu os jogadores dos dois clubes se arrebentarem, Uéverson (Memé), camisa 10 do Amarelão foi quem mais sofreu, Danilo, volante do Cene, também saiu mal das pernas.
Com a bola rolando um jogo técnicamente feio, a bola passou a maior parte do tempo no meio de campo e os zagueiros hesitavam em dar chutões. As melhores chances, tanto do Misto, quanto do Cene foram de bola parada. O visitante abriu o placar o lateral-direito Giordan, que cobrou falta da esquerda, Rudson desviou para dentro do próprio patrimônio, mas o árbitro anotou o gol para o camisa 2. No início da segunda etapa Wanderson cobrou escanteio e o zagueiro artilheiro Rodrigo subiu no terceiro andar para empatar a partida.
João Lupato distribuiu apenas 6 cartões amarelos, sendo que pelo menos um atleta de cada lado deveria ser expulso, em muitos momentos o clube de Três Lagoas foi desleal, acertando a mão na cara dos jogadores do Cene e levantando o pé muito alto, deixando a perna em certas jogadas que não precisavam, o que deixou os nervos dos cenistas com os nervos a flor da pele, que revidaram e o "pau torou". O Misto teve um gol anulado e causou dúvida. "Tivemos um gol anulado, que para mim tinha que valer, o atacante cabeceou para trás e o Rodrigo Goiano fez em posição legal, mas tudo bem", lamenta o técnico Amarildo de Carvalho.

Ficha Técnica

Arbitragem: João Lupato, Murilo Charão de Souza e Eduardo Gonçalves da Cruz

CENE: Samir; Cafú, Rodrigo, Rudson e Renato; Danilo (Diego); Jeanluca (Gabriel) e Peterson; Uéverson (Eder Santos), Érik e Wanderson. Técnico: Paulo Telles
MISTO: Alexandre; Giordan, Cléber, Rafael e Marcos Goiano; Elton, Jean, Kelvin e Adriano (Rodrigo Goiano); Robinho (Cisco) e Hodirley (Bruno Lacerda). Técnico: Amarildo de Carvalho
Gols: Giordan (falta 26min 1ºT) e Rodrigo (cabeça 37min 1ºT)
Cartões amarelos: Érik e Wanderson (Cene), Alexandre, Raphael, Marcos Goiano e Rodrigo Goiano

Casa própria pra que?

Partindo do desrespeito e das chacotas com alguns clubes brasileiros, sempre defendi que clube grande não precisa de certas regalias para ser respeitado, uma delas é, não possuir um estádio próprio. Mauro César Pereira, jornalista e blogueiro da ESPN, falou sobre isso e expôs opiniões que se encaixam com os pensamentos que eu colocava a gremistas e são paulinos malcriados, que todos os dias insistiam que clube "fera" tem que ter casa própria. Dava os exemplos dos clubes de Roma e Milão, que não tem estádio e dividem o Olímpico e San Ciro, questionava a necessidade, não obtinha respostas, mesmo assim eles não mudavam de opinião e não se deixavam vencer.

"Atlético Mineiro, Cruzeiro, Bahia, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Vila Nova e Goiás são times da primeira divisão e/ou muito populares que não têm estádios onde possam jogar. Recorrem a espaços alugados, públicos. Não é o cenário ideal, mas mesmo "morando de aluguel" é possível fazer desses locais fontes mais rentáveis".

Os maiores clubes do Brasil, Itália, México, Holanda e França não jogam em estádio próprio, mesmo assim estão entre os maiores campeões do país. A resposta de que Real Madrid, Barcelona, Manchester United e Arsenal têm seus campos virá, mas os títulos e o prestígio vem dentro de campo, pois, se necessário, as seleções nacionais deveriam ter seu estádio, mas, tem todos.

Segue uma lista de times não menos importantes ou vitoriosos porque não tem um campo:

Alemanha

Hertha Berlim
Kaiserslautern

Itália

Internazionale
Juventus
Fiorentina
Genoa
Lazio
Milan
Napoli
Roma
Sampdoria

Holanda

Ajax

México

America

França

Lyon
Olympique de Marselha
Paris Saint Germain

Inglaterra

* Chelsea
Manchester City
Newcastle

*Stamford Bridge, onde joga o Chelsea, pertence a uma joint venture criada para impedir que caia nas mãos de uma incorporadora, já o City of Manchester foi arrendado pelos Citizens após os Jogos da Comunidade Britânica de 2002, para o qual foi construído.