quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Qualificação profissional

Na próxima semana este blogueiro e mais quatro amigos estaremos indo a São Paulo, grande metrópole cinza do país, para participarmos de um curso de Jornalismo Esportivo, ministrado por jornalistas que trabalham em grandes veículos. COnfesso que os temas das palestras são fantásticos, mas o evento também servirá para tietar os ótimos Antero Greco, Mauro betting e Paulo Vinicius Coelho. Profissionais com carreiras consolidadas e que servem de espelho a todos que busquem fazer do jornalismo esportivo uma paixão.

PVC, um dos melhores da história, ganhou na última terça-feira o Prêmio Comunique-se na categoria jornalista esportivo de mídia impressa, onde venceu o outro palestrante do curso mauro Betting e o bi campeão do prêmio Juca Kfouri. Trabalho reconhecido pelo serviço prestado a todos que gostam de analises táticas e apurações jornalisticas precisas, novidades e furos que Coelho faz como poucos, parabens PVC, voce merece. Com certeza irei parabeniza-lo durante o curso e perguntar também o porque de não ter aceitado um certo convite de uma grande entidade nacional.

Dêem um aolhada na grade do curso e veja como vale a pena participar de eventos como este, com profissionais excelentes e temas que irão abrir o leque de conhecimento de jovens acadêmicos:

Mauro Beting - "Atuação multimídia - rádio, TV, jornal e blog" - Pretensão de quase todos os estudantes de jornalismo, ser multiuso, dominar todos os veículos e virar referencia na área.

André Kfouri - "Reportagem esportiva" - O grande segredo da arte de reportar, porém, com enfase no esporte. Segmento que nunca acabará e pode dar uma carreira longa para que goste do assunto.

Antero Greco - "Edição de um jornal diário" - Dispensa comentários, um dos profissionais mais experientes e competentes do país, cobre Copas do Mundo desde 78, edita um dos maiores jornais do país e pode passar um pouco do que sabe a mim , incrível.

Paulo Vinicius Coelho (PVC) - "Apuração e análises de futebol" - O mago da análise tática na televisão, vai falar 1% da tecnica que usa para ler tão bem os esquemas montados por treinadores do mundo toto, prever mudanças, acertar novos esquemas e com certeza descrever o segredo para o bom relacionamento com treinadores, jogadores, dirigentes e principalmente torcedores;

Estou honrado em poder participar deste curso, obrigado aos que me incentivaram e principalmente aos que ajudaram. Trago uma foto com eles para todos vocês, se quiserem fazer perguntas aos feras. Deixem nos comentários que elas serão feitas e postadas aqui em breve.

A liga começa com surpresas, ou nem tanto!

Começou esta semana a Liga dos Campeões da Uefa, para muitos o melhor torneio de clubes do mundo, com surpresas, ou nem tanto assim. Alguns resultados inesperados, sim, concordo, mas o que aconteceu foi que o nivel do campeonato melhorou e que os treinadores souberam montar os seus times de acordo com a necessidade do momento, como foi o Shaktar, Atlético de Madri, Villareal e Aalborg, os dois últimos com empates. E uma não surpresa, mas displicência total foi a derrota da Roma em casa para o Cluj, da Romênia, recheado de latinos e que provou que time bobo não existe.

O modesto Aalborg da Dinamarca fez o que Milan, Benfica e Shaktar não conseguiram ano passado, empatar com o poderoso Celic, na Escócia, mérito do goleiro Karin Zaza que defendeu um penalti de Robson aos 30 do segundo tempo.

O Villareal repetiu o feito de 2006, quando empatou em Old Trafford com o não menos forte time vermelho. Destaque para o toque refinado do time espanhol comandado pelo veterano francês Pires e ponto negativo para edmilson q parece fora de forma e sem ritmo de jogo. Do lado do manchester Giggs, Cristiano Ronaldo e Anderson no banco, em campo Park, Fletcher e Nani até tentaram, mas o jogo só ganhou mais temperatura quando o trio foi ao jogo.

As vitórias dos clubes de fora de casa surpreenderam pelo talento latino Shaktar 2 a 0 no basel, na Suiça com gols de Fernandinho e Jadson. Na Holanda Aguuero confirmou a boa forma e marcou dois na vitória de 3 a 0 sobre o PSV. O resultado mais surpreendente da rodada? Roma 1 x 2 Cluj em pleno estádio olímpico, Spalleti o que foi aquilo? Sentiu falta do Mancini não é, marcou na Grécia na vitória da Inter sobre o Panathinaikos. Giuly foi embora não é? POxa meu amigo, Totti no banco e você queria ganhar, é o Cluj, do Culio, atacante argentino e canhoto, devia ter se informado e tido mais cuidado com o rapaz, outros quatro latinos também jogaram, desinformado o senhor hein. Bem feito. Agora que mude sua cabeça e corrija a asneira, caso contrário a eliminação da liga pode custar caro.

Veja os resultados desta semana:

Jornada 1 - 16 Setembro 2008

GrupoCasa
Fora
AChelsea4-0Bordeaux
ARoma1-2CFR
BPanathinaikos0-2Internazionale
BBremen0-0Anorthosis
CBasel1-2Shakhtar
CBarcelona3-1Sporting
DPSV0-3Atlético
DMarseille1-2Liverpool

Jornada 1 - 17 Setembro 2008

GrupoCasa
Fora
EMan. United0-0Villarreal
ECeltic0-0AaB
FFC Steaua Bucureşti0-1Bayern
FLyon2-2Fiorentina
GPorto3-1Fenerbahçe
GDynamo Kyiv1-1Arsenal
HJuventus1-0Zenit
HReal Madrid2-0BATE