quarta-feira, 25 de junho de 2008

1 time = 3 equipes - TIME DE ESPECIALISTAS

por Renan Portes
Olá novamente amigos do Bleog do Léo. Continuando com a nossa jornada em conhecer um time de futebol americano hoje falaremos sobre o Special Team, ou, time de especialistas.

Também é composto por onze jogadores, e entram em campo em momentos bastante distintos da partida: ao iniciar o jogo (free kick ou Kick off), ao chutar um Field Goal, ou ao devolver a posse de bola ao time adversário (punt). Calma, já vamos explicar cada um deles.

O free kick ou kick off é o momento inicial do jogo. Os jogadores se alinham atrás da linha da bola e um kicker, ou chutador, chuta a bola para o time adversário que terá do outro lado um retornador, o qual deve agarrar a bola e tentar conquistar o maior número de jardas possível, antes de ser derrubado pelos especialistas do time que chutou a bola. Onde ele for “parado” é a marca do início da primeira descida do ataque. Pode acontecer de um retornador não ser parado e chegar até a endzone adversária. Quando isso acontece, é anotado o touchdown.

Falando em touchdown, outro momento em que o time de especialistas entra em campo é após a marcação do TD, quando o time tem direito ao Extra point. O extra point é um chute de mais ou menos vinte jardas onde o kicker deve acertar a bola dentro do “Y” – aquela trave maluca enorme no fim do campo. Acertando ali, após o touchdown, o time anota mais um ponto. Existe também o momento de se chutar um field goal. Quando o time de ataque chega próximo a endzone e não consegue anotar o touchdown em três descidas, o head coach (técnico principal) pode optar por tentar chutar a bola ao “Y”, no quarto down. Nesta ocasião, caso acerte, o time de ataque anota mais três pontos, caso falhe, o ataque adversário iniciará sua campanha de onde o field goal foi tentado.

Já o punt, é o chute de devolução da posse de bola. Acontece quando um time não consegue caminhar seu objetivo em jardas em três tentativas (downs). É um momento bastante importante na partida pois, se o time tenta o quarto down e não consegue caminhar as jardas necessárias, a bola será entregue para o ataque adversário, o qual pode começar sua campanha em um ponto privilegiado do campo, muitas vezes próximo da endzone.

Basicamente duas posições são especializadas: o Kicker e o Punter, ambos com a função de chutar a bola, mas nos momentos específicos como já falamos. Camisetas de número 1 a 19.
Muitos Super Bowls (finais de campeonato) já foram decididos por kickers que no momento final da partida, tiveram sobre seus ombros, a responsabilidade de acertar o field goal do título. Adan Vinatieri, kicker do New England Patriots, decidiu dois títulos para os “Pats” acertando Field Goals de mais de 40 jardas (pouco mais de 40 metros). Detalhe: de baixo de uma nevasca sem igual. E não é fácil ser chutador. Não basta apenas enfiar o pé na bola. Lembre-se que ela é oval, o que dificulta as coisas.

Como se vê meu caro internauta, cada posição é importante no esquema de jogo. Cada jogador deve exercer bem a sua função para que o time possa vencer. Se um setor não funciona, o outro não consegue “levá-lo nas costas”. É preciso ser um TIME para conseguir vencer neste esporte.
Apresentadas as funções básicas do time, na semana que vem falaremos um pouco das regras e pontuações do jogo.

Tackles a todos.