quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Pior que a encomenda!

A estréia de aalguns favoritos ao titulo da Libertadores "saiu pior que a encomenda". Os adversários considerados "mais fracos" surpreenderam e fizeram bons papéis, a maioria jogando em casa. River, San Lorenzo, Estudiantes e Flamengo não sairam de campo com três pontos. O Cruzeiro fez bonito e goleou o Real Potosí em casa.

Mais tarde a analise dos brasileiros no primeiro confronto da competição.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Estréia do mengão!

Hoje o flamengo estréia na libertadores da América contra o desconhecido Coronel Bolognesi, que joga na não menos desconhecida Tacna, no Peru. Como não sabe nada do clube, o técnico Joel Santana não sabe ainda como escalar o time, mas não deve mudar muita coisa do time que vinha goleando os fracos cariocas.

Para o jogo de hoje as dúvidas que Joel parece tem é a escalação de Kléberson no meio, qualquer um do setor pode sair, mas o mais provavel é que Johnatas deixe o posto se a opção for está. No ataque outra briga, Diego Terdelli e Marcinho disputam a companhia de Souza, parece que JOel prefere Tardelli, eu escalaria Marcinho, deixando o ex-são paulino para o segundo tempo, já que corre bastante.


Sobre o Bolognesi, o que sabemos é que se mostrou um time aplicado tecnicamente, assim, conquistou o título peruano de 2007. Deve jogar atrás e partir nos contra-ataques, conntra isso eu acho que o flamengo está bem, pois a posição da defesa vem me agradando principalmente na recomposição quando perde a bola. Ná goleada sobre o flu os gols aconteceram diferente disso, duas bolas paradas, uma jogada individual dentro da área e uma bola aérea, só pra lembrar, era um time reserva. Portanto, o flamengo precisa fazer o "arroz com feijão" para sair de Tacna com os tres pontos.


Estádio: Jorge Basadr (muito elogiado pelos jogadores)
Arbitro: Mauricio Reinoso (EQU)
Horário: 21h45m

CEL. BOLOGNESI: Diego Penny; Revoredo, Ostersen, Balbin e Alvarez; Linares, Uribe, Vasquez e Ramirez; Juniors Ross e Gonzalez Vigil. T: Juan Reinoso

FLAMENGO: Bruno; Leo, Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas (Kleberson), Ibson e Toró; Diego Tardelli Souza T: Joel Santana

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

REGRA 1: O CAMPO DE JOGO

Como havia dito no post anterior, a partir de hoje vou falar um pouco das regras do futebol. Para os interessados, o jogo tem sim uma regra, que nem sempre "é clara" como diz Arnaldo César Coelho, mas tudo "tá na regra" como diz Oscar Roberto Godoy, pra começar vamos a regra 1: o campo de jogo.

O campo de jogo será retangular, isso todo mundo sabe. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de meta, isso também todo mundo sabe. Mas alguém já decorou quantos metros deve ter cada lado do campo? Vamos lá então. De comprimento no mínimo 90m e no máximo 120m. De largura no mínimo 45m e no máximo 90m. Para as partidas internacionais a FIFA exige um tamanho mínimo e máximo específico de no 10om a 110m de comprimento e na largurade 64 m a 75 m.

As marcações do campo também têm numerações especificas. O campo deve ter 4 linhas, as maiores são chamadas de laterais e as menores de metas, ser dividido exatamente ao meio com uma linha. O centro deve conter um ponto e um circulo de 9,15m de diâmetro. A largura das linhas que demarcam todo o campo precisam ter 12 centímetros de espessura no máximo.
Não percam as marcações das áreas, dos cantos, das bandeiras e dos gols. Até

Alguém sabe quel é a regra 11?

Não aguento mais o meu amigo Gordo dizendo que eu nao entendo de regra, então, fui procurar para ver como funciona essas normas, calar a boca do gordo, e tentar descobrir poque os árbitros erram tanto mundo a fora, principalmente aqui no Brasil.

Eis as regras:

Regra 1 - O campo de jogo
Regra 2 - A bola
Regra 3 - O número de jogadores
Regra 4 - O equipamento dos jogadores
Regra 5 - O árbitro
Regra 6 - Os árbitros assistentes
Regra 7 - A duração da partida
Regra 8 - O início e reinício do jogo
Regra 9 - A bola em jogo ou fora de jogo
Regra 10 - O gol marcado
Regra 11 - O impedimento
Regra 12 - Faltas e conduta andiesportiva
Regra 13 - Os tiros livres
Regra 14 - O tiro penal
Regra 15 - O arremesso lateral
Regra 16 - O tiro de meta
Regra 17 - O tiro de canto

No decorrer do ano falarei sobre todas elas detalhadamente, tentando passar um pouco da regra do jogo para aqueles que tem interese.

Pro Bieh!

Leonardo estava no Goiás, caiu e subiu com o time do Palmeiras, Experiente, tem duas participações em Libertadores no curriculo.

Nome completo: Leonardo Devanir de Paula
Data de nascimento: 12/03/1977
Local de nascimento: Juiz de Fora (MG)
Altura: 1,84m
Peso: 84kg
Clubes: Tupi-MG (95-99), Coritiba (99-00), Palmeiras (01-05) e Goiás (desde 2006).
Títulos: Campeonato Paranaense (1999); Campeonato Brasileiro da Série B (2002) e Campeonato Goiano (2006).
Marcelo Lomba é o terceiro goleiro sim meu amigo, descoberto pelo clube no CFZ, subiu ao profissional no ano de 2006, nas categorias de base Bi-campeonato carioca 2005/2006, além de ter sido convocado para as seleções sub-15 e sub-17, sendo inclusive Campeão Sulamericano pelo Brasil.

Tudo pronto para a estréia.

O Cruzeiro, estréia no mineirão na quarta pela libertadores contra o real potosí da Bolívia e já relacionou seu homens que podem entrar em campo na etréia rumo ao tri (ganhou outras vezes em 76 e 97). O zagueiro equatoriano Ezpinoza foi relacionadao e pode estrear com a camisa celeste, experiente pode fazer diferença lá atrás. O Cruzeiro tem uma média de idade baixa e uma qualidade de jogo muito alta, para mim ganha fácil em casa.

Veja os relacionado:

Goleiros: Fábio e Andrey
Laterais: Apodi, Jadilson e Fernandinho.
Zagueiros: Thiago Heleno, Thiago Martinelli, Espinoza e Leo Fortunato.
Volantes: Fabrício, Ramires e Charles.
Meias: Wagner, Marquinhos Paraná, Marcinho e Leandro Domingues.
Atacantes: Guilherme, Marcelo Moreno e Marcel.

A lista completa da raposa é a seguinte:

1 - Fábio
2 - Marquinhos Paraná
3 - Thiago Heleno
4 - Espinoza
5 - Fabrício
6 - Jadílson
7 - Charles
8 - Ramires
9 - Marcel
10 - Wagner
11 - Guilherme
12 - Andrey
13 - Leo Fortunato
14 - Thiago Martinelli
15 - Henrique
16 - Jonathan
17 - Apodi
18 - Marcelo Moreno
19 - Leandro Domingues
20 - Marcinho
21 – Kerlon (machucou e ainda não tem substituto)
22 - Fernandinho
23 - Maicosuel
24 - Rafael
25 - Luis Alberto

GRUPO 3

O grupo 3 tem metade estreando essa semana e metade na semana que vem, composto por boca, colo colo, atlas e union maracaibo é um dos mais fortes do torneio. O Boca favoritíssimo trouxe Riquelme mais uma vez, não tem mais valores como Daniel Dias e Éver Banega, mas sempre surpreende com novas revelações que ao lado de Palermo, Palácio e companhia limitada sempre chegam lá. Castroman e Julio Cáceres que chegaram devem ser titulares e bater facilmente o Union Maracaibo amanhã na Venezuela. Union Maracaibo que foi do grupo do flamengo no ano passado perdendo as duas e ficando em ultimo do grupo, deve repetir a pífia campanha neste ano e se bobear em fazer ponto algum.
Na semana que vem estréiam Atlas do México e Colo Colo do chile. Os mexicanos classificaram-se na pré libertadores derrotando o La Paz, apostam no trio ofensivo formado por Centurión, Mendivill e Marioni para passar à próxima fase. O Colo Colo campeão do torneio em 1991 tem tradição na competição, participu das ultimas duas edições, ficando em primeiro no seu grupo no ano passado após duas derrotas virou o jogo we classificou-se em primeiro, caiu nas quartas diante do América do México, será que nesse ano outro mexicano irá atrapalhar o caminho dos chilenos rumo ao bi.
13/02 - Maracaibo - Boca Juniors - Maracaibo
21/02 - Atlas - Colo Colo - Guadalajara

GRUPO 2


O grupo 2 da libertadores 200 é tranqüilo. Com o Estudiantes da Argentina encabeçando as casas de aposta desse grupo, o time de Verón e companhia está entre os favoritos ao título, segundo Riquelme, só por causa do volante. O Lanús nunca incomodou nas competições sul-americanas, chegando apenas as semi-finais da sul-americana, na libertadores participa pela primeira vez. O Deportivo Cuenca chega na competição para compor o numero de times fracos na competição, segundo colocado no “fortissimo” campeonato equatoriano, não deve ir muito longe na competição. Para fechar o grupo, o Danúbio do Uruguai campeão do torneio clausura em 2007 vencendo o Peñarol, com catimba e força pode pegar uma vaga na segunda fase.

12/08 - Deportivo Cuenca X Estudiantes - Cuenca

14/08 - Lanús X Danubio - Lanús-Buenos Aires

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

GUPO 1

O grupo 1 da libertadores 200 é um daqueles grupos chatos, com times "encardidos" e que sabem incomodar jogando em casa. Potosí é a cidade mais alta do mundo, pode atrapalhar. O Caracas ano passado ganhou do River Plate na Argentina e passou da primeira fase, depois foi desclassificado pelo Santos, manteve a base, mas não deve encher muito o saco do cruzeiro. O San Lorenzo, time mais perigoso do Grupo do Cruzeiro, repatriou o ótimo D’alessandro e junto com Bilos, Placente e Saja vêm animados para a competição. O cruzeiro tem um time bom, e pode trabalhar bem na copa, fazendo o dever de casa e buscando no mínimo o empate lá fora(o que será de bom tamanho) tem tudo para se dar bem nesse grupo.

12/02 - Caracas X- San Lorenzo - Caracas
13/02 - Cruzeiro X Real Potosí - Belo Horizonte

25

O flamengo inicia na quarta-feira sua rota rumo ao bi da libertadores. Sem vencer a competição há vinte e sete anos, a equipe rubro negra vem com um elenco limitado, mas individualmente forte, entrosado, podendo dar trabalho às grandes equipes sul-americanas. Na primeira fase seu principal adversário será a altitude de Cuzco, onde joga contra o Cienciano e o tradicional Nacional do Uruguai. Completa o grupo o fraco e desconhecido Coronel Bolognesi do Peru, que joga em Tacna, cidade próxima ao nível do mar.

Hoje a diretoria do flamengo divulgou a lista dos 25 jogadores inscritos para a competição. Rodrigo que se machucou na ultima quarta-feira contra o volta redonda não foi inscrito, para seu lugar foi contratado o zagueiro Leonardo, ex-Palmeiras e Goiás, regular e acima da média das pretensões que o flamengo tinha para o lugar de Rodrigo. Apesar de inscrito o zagueiro não viaja a Tacna.

Sem time definido, ou pelo menos fazendo mistério, Joel Santana deverá manter a base do carioca, com algumas alterações já previstas, mas não certas. Kléberson deve jogar, assim como Gavilan que pode deixar Jaiíton no banco pela experiência e força. A defesa pode ser a mesma, já que Rodrigo se machucou e Leonardo ainda não está preparado para estréia, os três zagueiros pretendidos para os jogos fora de casa devem ficar para depois. Na frente segue o mistério, quatro nomes para duas vagas: Marcinho, Tardelli, Obina e Souza.

Na quarta-feira falo mais sobre a estréia e dos momentos que antecedem o jogo. Abaixo a lista dos 25 inscritos, que em minha opinião tem um erro, Rodrigo arroz ficou de fora e Thiago Sales dentro, o resto é o melhor que temos.

1 - Bruno; 2 - Leo Moura; 3 - Fábio Luciano; 4 - Ronaldo Angelim; 5 - Jônatas; 6 - Juan; 7 - Ibson; 8 - Gavilán; 9 - Souza; 10 - Renato Augusto; 11 - Diego Tardelli; 13 - Luizinho; 14 - Jaílton; 15 - Kleberson; 16 - Cristian; 17 - Maxi; 18 - Obina; 19 - Leo Medeiros; 20 - Diego; 21 - Toró; 22 - Marcinho; 23 - Leonardo; 24 - Marcelo Lomba; 25 - Thiago Sales; 26 - Egídio.

Eu sou contra!

Tá rolando um boato na imprensa que o Romário vai voltar para o Flamengo. Por favor não. Pra jogar não. Ele deveria entrar no clube para promover o fla, fazer o jogo de despedida com a camiseta do clube ou algo parecido, o que também sou contra, porque vascaino ficar idolatrando a camisa rubro-negra é faixada.

Romário já deu o que tinha que dar, já fez muito pelo flamengo, mas agora chega. Vai pendurar as chuteiras, fazer curso de técnio, ser comentarista, dar palestra sei lá, qualquer coisa menos jogar no fla.

Já sei...
Encerra a carreira no América, time de coração do seu pai e que não está muito bem das pernas. Vai lá, dá alegria para os diabos e faz o Tim Maia alegrar-se lá de cima com seu time. Kleber Leite, sossega. Deixa a gente em Paz!

Complicado de entender!

O Egito foi campeão da Copa da África 2008 diante da seleção de Camarões. A equipe foi hexa campeã do torneio se tornando a maior vencedora da competição. o gol Marcado pelo atacante Aboutrika após uma falha do zagueiro camaronês Song levou os egípcios a loucura.

O que não dá pra entender é o porque o Egito se dá tão bem em copas africanas e tão mal nas eliminátorias da copa do mundo, foi apenas 2 vezes ao torneio, a ultima participação da equipe dos faraós foi em 1990, quando nao passou sequer da primeira fase, a outra lá em 1934.

Sem astros mas com um ótimo conjunto e alguns talentos indivuduais (Zidan e Aboutrika) que serviriam para completar o elenco de algum time grande do mundo, o egito fez um trabalho maravilhoso, saiu invicto, bateu camarões duas vezes, goleou a toda poderosa costa do marfim e empatou quando podia. Campanha invejável.

Será que em 2010, que a copa vai ser no continente africano, sua torcida vai estar mais eufórica e embalada com um titulo recente, O time das pirâmides consegue o passaporte para a África do Sul?

Complicado!

Tá duro hein mano!

Com um timinho mediocre o corinthians bateu o todo poderoso ituano ontem, fora de casa, oh tá evoluindo hein, mas nao animem turma, o timão não fez nem um gol. Isso mesmo o corinthians vencu por dois a um com dois gols contra dos zagueiros do rubro-negro.

Mano menezes foi expulso de campo por reclamar que o juiz deu 4 minutos de acrescimo no segundo tempo, meu Deus do céu, um time como o corinthians e um treinador "vencedor" como o ex-gremista nao arrumar o time lá atras pra segurar o tiuano e dar vexame sendo mandado pro chuveiro.

Pra completar, o ótimo treinador gaúcho, pupilo de Felipão (que nao tem culpa da cabeça dura do maninho), prefere Alessandro à Coelho, que está de volta ao atlético mineiro por empréstimo. Poxa, com o futebol que o lateral está jogando, ser dispensado por um club que anda mal das pernas´.

Tá duro hein mano!

Parebens à torcida do flamengo

Olha, eu costumo ser taxado de bairrista por amar o flamengo e venerer sua torcida, vou colocar aqui um post de um torcedor também apaixonado pelo flamengo, mas são paulino. O Rica Perrone é jornalista, tem um site sobre o sao paulo e esteve no maracanã vendo o fla-flu de ontem. Leiam e vejam como é linda a Nação Rubro Negra.

Olhem o post chamado "HOJE EU CRUZO OS PUNHOS PRA VOCES"
http://ricaperrone.zip.net/

SORTE E PAZ SEMPRE!

Ele é o Cara! Sempre foi...

Eu nao assisto mais fla-flu, toda vez que eu vou o flamengo perde, tudo bem que podia perder hoje, mas é complicado aguentar o gustavo me mandando scrap, e os corneteiros do meu serviço enchendo o saco. Se a final do carioca for fla-flu eu vou ouvir no rádio, quem sabe o problema tá comigo, talvez eu esteja lá no maracanã, mais ainda temos que bater no vice.

Hoje foi um jogo imundo, os dois times com reservas e 2 ou tres titulares, no flamengo só o kleberson, no flu o roger, o thiago neves (filo da p...) e o Arouca. O jogo começou morno e durante todo o primeiro tempo os times disputavam quem mais maltratava a bola. O segundo tempo começou quente, aos 5 min, kleberson faz um golaço de canhota em boa jogada do marcinho, logo depois falta pro flu thiago neves empatou, vinte minutos depois falta no mesmo lugar (pra mim nao aconteceu) ele denovo, 2 x 1 flu, 5 minutos depois jogada individual, ninguem para o homem 3 x 1 flu, pra finalizar, o garoto mauricio que tinha acabado de entrar ampliou a vantagem do flu e o vexame do flamengo.

Tudo bem, o joel falou que o fla perdeu quando podia, mas se ganhasse seria muito melhor, agora é esfriar a cabeça e que venha o vice.

O dia em que os atletas brigaram para ver quem era o mais burro!

São paulo melhor time que o Santos,
Santos mais burro que o São Paulo,
Kleber Pereira chuta em Rogério Ceni,
Rogério Ceni ajoelha pra Kleber Pereira,
Gol do santos,
Leão mais sortudo que muricy,
Leão mais azarado que Muricy,
Jorge wagner cobra falta da direita,
São Paulo mais cagado que o Santos,
Fábio costa mais cagada que a defesa,
gol de empate de fabio santos,
Santos mais cagada que o São Paulo,
fábio costa mais cagada que todo mundo,
juninho faz de falta,
santos mais fraco que o são paulo,
miranda mais burro que rodrigo souto,
rodrigo solto mais um para o santos,
kleber pereira mais burro que uma porta,
rogério ceni mais cagado que bezerro novo,
Kleber Pereira mais cagada que Adriano,
Adriano mais cabeçudo que Kleber pereira,
Kléber pereira mais burro que qualquer um,
Carlos Alberto mais decisivo que kleber pereira,
Carlos alberto mais mais sortudo que kleber pereira,
gol de carlos alberto,
Miranda mais azarado que sua mao,
Miranda mais sortudo que sua mao,
o juiz mais cego que eu,
eu mais puto que o juiz,
final...
São paulo 3 x 2 Santos.

Nem um nem outro


Típico classico ingles, bolas lançadas à area, muito tempo prendendo a bola no meio, técnicos trocando errado e o Chelsea não perde no seu estádio ha 57 jogos. Quando começou o jogo eu achei que ia dar Chelsea, jogando em casa, o Anelka lá na frente, o Liverpool sem o Fernando Torres. Tá. Vamos ao jogo.


Primeiro tempo o chelsea pressionou com o Anelka chegando, sem grande perigo, mas chegando, nos reds Crouch era o mais acionado, nao fazendo muita coisa, perdeu um gol na cara. O lucas começou jogando e bem, fazendo a função que o Rafa Benites mandou, que era marcar tem tudo para nao sai do time. Segundo tempo os treinadores fazem substituições, o careca bobo do Rafa benites me tira o melhor em campo pra colocar o Pennant, poxa eu gosto do cara, mas já que ele nao entrou jogando poe ele no lugar de alguem que nao tá fazendo nada tipo o Kuyt, nao, foi tirar o Babel unico que estava correndo, o chelsea mecheu mais ou menos, acertou em tirar o Lampard e o Joe Cole, mas mecheu muito tarde. O mikel e o pizarro que entraram poderiam decidir, mas com mais tempo pra pegar ritmo.

No final, um empate xoxo e o liverpool cada vez mais longe das copas europeias do ano que vem. O chelsea perdeu a chance de encostar no manchester que perdeu para o rival de mesmo nome num clássico da cidade. Arsenal continua lider.

nao tem tu vai tu mesmo

Peguei o jogo começado, mas vi que não seria uma grande partida, o milan sem o Kaká e o Pato, um monte de pernas de pau em campo, boa coisa nao ia sair, mais saiu, uma vitória magra.

Primeiro tempo fraco com aquele inzaghi perdendo gols na cara, poucas chances dos dois lados, vai e me tira o gordo. Cafu jogando, Brocchi, Ambrosini, Bonera, poxa vida tá tão dificil assim armar um milan ofensivo no San Ciro, pra que deixar o seedorf no banco, pra que escalar 3 zagueiros, 3 laterais e 3 volantes, só faltava querer colocar 2 no gol.

Esse ancelotti já deu o que tinha que dar, nao é porque foi campeao do mundo no ano passado que tem q fazer o milan passar vergonha por ai. Tudo bem, teve um ponto positivo no jogo, o menino Paloschi entrou e decidiu, ele é forte, oportunista e tem vontade, daqueles que vestem a camisa sabe, quer um lugar no time. Vamos esperar pra ver no que vai dar.

O título esquece, quem sabe a liga. Na minha opinião. Só na temporada que vem pra acertar.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

4 em 1

Hoje foi um dia daqueles que eu adoro. Acordei onze horas da manha já com a televisão ligada, tava na casa da minha namorada. Rapidão levantei dei bom dia pra galera e sentei no sofá, ela me chamando pra ajudar a fazer qualquer coisa na cozinha, preparar um tereré, sei lá, mulheres semp0re chama a gente em hora que não deve. Ah, esqueci de fala... Milan e Siena na TV pra começa, em seguida Liverpool e Chelsea, almocei, nem terminei de engolir, tomei um banho e fui ver São Paulo e Santos, 5:10 Fla-flu. Poxa, quanto tempo nao assistia tantos jogos no mesmo dia, fiquei sentido por nao ver o Real golear de 7, o clássico werder x bayern, zé roberto e diego marnando, a final da copa da Africa com o egito hexa, mas era demais neh... nem que eu quisesse. Vamos aos jogos.