sexta-feira, 30 de maio de 2008

FOTO DO DIA

O Milan de Alexandre Pato vence o Real Madri de Marcelo por 4 x 3, descontração na concentração da Seleção em Seattle, local do jogo do Brasil contra o Canadá, amanhã às 22h30 (MS)

Nunca de 4


O maior clássico do futebol sul-mato-grossense raramente é marcado por goleadas. A história mostra essa realidade. Dos 179 clássicos na era profissional, apenas 12 tiveram diferenças acima de 2 gols, sendo dez em favor do galo. Seis foram em campeonatos estaduais. Nos últimos 15 anos só tiveram duas goleadas, uma para cada clube. Em estaduais não há goleadas há 16 anos, a última foi em 20 de julho de 86.

Um outro fato que demonstra o equilíbrio deste confronto, é nunca ter apresentado vitórias acima de três gols.

Data Competição Jogos

22/07/76 Estadual MT Operário 3 x 0 Comercial
26/08/76 Amistoso Operário 3 x 0 Comercial
14/12/78 Amistoso Operário 0 x 3 Comercial
01/05/79 Amistoso Operário 3 x 0 Comercial
30/11/80 Estadual Operário 4 x 1 Comercial
04/10/81 Estadual Operário 3 x 0 Comercial
11/10/81 Estadual Operário 4 x 1 Comercial
09/05/82 Amistoso Operário 3 x 0 Comercial
18/11/84 Estadual Operário 3 x 0 Comercial
20/07/86 Estadual Operário 3 x 0 Comercial
26/08/97 Amistoso Operário 3 x 0 Comercial
07/05/01 Amistoso Operário 0 x 3 Comercial

Qual o Critério?

A maior entidade do futebo brasileiro divulgou hoje uma lista com árbitros e auxiliares aptos a trabalhar na temporada de 2008, estes árbitros atuarão ná séria C e pertencem a categoria CBF 2, os árbitros da categoria CBF 1, apitam Séries A e B e Copa do Brasil. Mato Grosso do Sul teve sete representantes nesta lista, os árbitros: Manoel Paixão dos Santos, Luis Nunes D'avila, Luis Aparecido da Silva, João Lupato e José carlos de Oliveira; e os auxiliares Eduardo Gonçalves da Cruz e Murilo Charão de Souza.

Agora, resta saber qual o critério adotado pela Confederação Brasileira de Futebol, que julga apto a apitar em uma competição nacional um senhor chamado Manoel Paixão. Que ele não entre nos caminhos do Galo na série C, que ele não atrapalhe o Águi também, pois o que este e mais alguns "amigos" árbitros querem, é atrapalhar e bagunçar o futebol. Esse tipo de homem, é um ponto negativo para o nosso prestígio.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

FOTO DO DIA

Edmundo arrranca os cabelos após derrota, anuncia aposentadoria, Eurico veta...

Touchdown, end zone, tackles... que diabo é isso?

por Renan Portes

Olá amigos do Bleog do Léo. Hoje iniciamos aqui uma série de matérias que vão falar sobre o esporte mais praticado, afamado e gerador de divisas dos Estados Unidos: O Futebol Americano (FA).

A primeira coisa que temos que fazer a respeito é desmistificar o esporte, pois, quando se fala de FA, a primeira noção quem vem à cabeça das pessoas é a violência. Quando não é a violência é o amontoado de gente se batendo e sem empilhando. Daí as pessoas pensam: que esporte idiota. Eles entram em campo para se bater. Pois bem, nada disso é verdade e eu logo explicarei.

Vamos começar pelas origens do esporte. O FA é uma modalidade que pode-se dizer, se originou lá no fundinho, do nosso soccer. Sim, pois do soccer nasceu o rugby, que foi quando os jogadores começaram a conduzir a bola com as mãos e mais tarde “ovalaram-na”. Daí pra frente os jogadores de rugby inventaram novas regras, que deixariam o esporte mais atrativo. Nascia aí o futebol americano.

O FA é um esporte competitivo de equipe, que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam, perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, dividida em quatro períodos de 15 minutos, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É freqüente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.

Mas qual o objetivo? Simples: marcar touchdowns. E como se faz isso? As equipes precisam conduzir a bola oval até a end zone adversário, ou seja, até o fim do campo adversário. À grosso modo, é como brincar de bandeirinha. Se lembra de quando você brincava disso na rua de casa? Pois é ! Chegando do outro lado do campo, o touchdown é anotado, e garante seis pontos ao time que lá chegou. E é aí que mora toda a lógica do jogo.

Em um campo de 100 jardas, a equipe que ataca precisa andar de 10 em 10 jardas, conquistando território. Para isso ela tem quatro tentativas. Se consegue atingir as dez jardas em até quatro tentativas, avança no campo e conquista um novo first down, ou seja, uma nova série de quatro tentativas para andar mais 10 jardas. Aqui, o time que está atacando estuda a defesa adversária, vê quais são seus pontos fracos e fortes, e faz opções por jogadas de passe, quando o armador do time, ou Quarter Back (QB) lança a bola para que um recebedor tenha sua posse mais a frente, ou por terra, no jogo corrido, quando o QB entrega a bola para um corredor que conduz a bola oval, tentando ganhar jardas. E nem sempre essas descidas ou downs são suaves. O time da defesa também tem que “ler” o ataque, tentar saber o que virá de lá, e se preparar para o inesperado, impedindo que o ataque adversário chegue até a sua end zone, e, para isso, usa da força para roubar a bola para o seu time, ou ainda, impedir que o ataque conquiste um novo first down, situação esta em que a posse de bola volta para o time que ora defendia.

Tudo bem Renan. Você já falou que o objetivo é chegar do outro lado e marcar mais pontos. Mas, porque tanta brutalidade, pancadaria, força? Na verdade, por incrível que pareça, o esporte coíbe a violência. Existem maneiras que são permitidas para atingir o adversário, técnicas precisas, pontos no corpo do adversário que podem ser atingidos, e momentos em que o contato pode ocorrer. Nada é à revelia. Existem punições para excessos dentro de campo e fora dele, como em uma espécie de Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no Brasil. E mais uma coisa. Como praticante do esporte, digo por experiência própria que quem dá o tackle (nome dado ao combate no jogador adversário) tem que saber executá-lo, pois do contrário, corre o risco de se machucar sozinho, e acabar prejudicando seu próprio time.

Viram só?! O Futebol Americano é um esporte literalmente coletivo, onde mais do que em qualquer outro esporte, a união faz o sucesso. Não é como no soccer que uma pessoa consegue “carregar o piano sozinha”; e, além de tudo, é um esporte democrático, pois pessoas de todo biótipo podem praticá-lo.

Bem, espero que nosso primeiro contato tenha sido bastante explicativo e esclarecedor para você amigo leitor. Gostou? Quer aprender mais? Então não deixe de acompanhar todas as quintas-feiras a coluna sobre o Futebol Americano, que vai falar um pouco da história, da pratica da modalidade no Brasil e aqui em Campo Grande também.

Tackles (de leve) à todos!
é jornalista

O comerário está chegando...

O maior clássico do futebol sul-mato-grossense está de volta, o Comerário vai acontecer profissionalmente depois de 4 anos, na última partida entre os dois a partida terminou empatada, foi numa quinta-feira, 10 de junho de 2004 e o placar foi 1 a 1, marcaram Marco Antonio (galo) e Odirlei (colorado).

Na história foram 179 jogos disputados, com 67 vitórias do Operário, 47 vitórias do Comercial 65 empates, veja como terminaram os últimos Comerário.

10/06/2004 – Operário 1 x 1 Comercial
20/09/2003 – Operário 0 x 1 Comercial
04/10/2003 – Operário 1 x 2 Comercial
12/04/2003 – Operário 1 x 1 Comercial
12/05/2003 – Operário 2 x 0 Comercial

Entre o jogo do dia 20 de setembro de 2003 e o de 10 de junho de 2004, houve um jogo que os operarianos não querem lembrar e que os comercialinos adoram, Operário 2 x 4 Comercial, em uma data que este blogueiro não se lembra, a fonte comeu barriga.

O importante é que durante toda essa semana que antecede o grande jogo, aqui terão dados interessantes sobre o clássico, fiquem ligados.

Motovelocidade chega com tudo a Campo Grande


Campo Grande será palco da primeira etapa do Estadual de Motovelocidade neste final de semana, dias 31 (sábado) e 1º de junho (domingo). O campeonato será disputado em duas categorias: 250 e 500 cilindradas. É grande a expectativa em torno desta competição, pois Campo Grande já sediou várias etapas do Brasileiro de Motovelocidade, mas só agora a Federação de Motociclismo de MS (Femems) organiza um campeonato estadual.

De acordo com Firmo Henrique Alves, presidente da Femems, a idéia de se realizar um campeonato sul-mato-grossense existe desde a época do primeiro Brasileiro de Motovelocidade realizado em Campo Grande, em 2001. A idéia surgiu como forma de fomentar e incentivar esta modalidade esportiva no Estado: “Primeiro temos que acreditar, investir e depois colher os frutos do trabalho desenvolvido”.

O Estadual de Motovelocidade será uma oportunidade para os pilotos se prepararem para o Brasileiro da modalidade e outras competições, além de ser um atrativo para a nova geração e possibilitar a revelação de novos talentos no motociclismo. “Para que isso ocorra, são necessários investimentos, parcerias e patrocínios. Demos o primeiro passo, e creio que estamos no caminho certo”, desabafa Alves.

Antes Santos, Depois Corithians!

Que o jovem atacante Careca, artilheiro do estadual 2008 com 17 gols, está de saída do Águia Negra todos nós sabemos, especulou-se no início da semana que o clube seria o Santos, mas mal sabíamos que o Corinthians estava na briga e parece levar a melhor nesta disputa.

Comentei aqui que o Careca ia ter uma parada federal para jogar no ataque do Santos, no Corinthians o esquema vai ser muito mais difícil. Dentinho é a maior promessa do clube e vem mostrando bom futebol, Herrera é o xodó da torcida e vem marcando gols a cada jogo, Lula Molusco sempre que entra marca, ou dá assistência para gol, Finazzi era o titular até pouco tempo, é experiente e tem a confiança de Mano Menezes, Lima é o que menos joga, mas está no elenco. São cinco atletas de nível médio que vão dar trabalho ao jovem Leomir.
Vamos esperar para ver quem anuncia o atleta, ele está em São Paulo e ainda está semana poderemos ter a definição.

Águia sem Careca

Com a saída de seu goleador o técnico Elói Kruger treinou a equipe com Da Silva no comando de ataque, e ao que tudo indica ele será titular no próximo sábado diante do Costa Rica no Estádio “Laertão” em Costa Rica. Para esta partida o treinador também tem a volta do zagueiro Marcelo Leite, que cumpriu suspensão automática. Segundo informações da diretoria a viagem para a partida deste final de semana fora de casa será nesta sexta-feira a partir das 06:30hs, assim a equipe chega em Costa Rica por volta do meio dia, e a tarde faz um treino leve, ficando concentrado para a partida que será no sábado as 19hs. (com assessoria de imprenssa)

Justiça na Quarta

Desde o último dia 8 de abril, os telespectadores de cinco estados da federação foram ”premiados” com uma mudança na grade de programação da Rede Globo, devido à determinação fixada pela justiça sobre as classificações de cada programa. Assim, muitos telespectadores ficaram possessos e enviaram milhares de cartas e e-mails às emissoras tentando reverter o quadro. O principal motivo é a exclusão das partidas de futebol das noites de quarta-feira.

Mato grosso foi o primeiro estado a agir contra a mudança da rede globo, a Justiça do vizinho do norte concedeu uma liminar que obriga a "TV Globo" a transmitir jogos de futebol ao vivo nas noites de quarta-feira para o Estado. A decisão atendeu a pedido da Defensoria Pública do Estado, que acionou a emissora pela exclusão das partidas do meio de semana da grade de programação.

Fica o exemplo da justiça de Mato Grosso, para que a rede globo de televisão volte a transmitir os jogos da quarta, já que o futebol é importante demais na cultura do brasileiro, e não pode ficar de fora das telas. Defensoria Publica, Justiça de Mato Grosso do Sul, já que não tem futebol estadual na quarta a noite, e não são transmitidos os jogos do dos times daqui, vamos movimentar esses traseiros gordos e tentar trazer alegria novamente para as quartas dos sul-mato-grossenses, ou tristeza para o time que perder.

FOTO DO DIA

O goleiro Felipe falha, mas se redime pegando um penalti e classificando o Corinthians para a final da Copa do Brasil contra o Sport Recife.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

João Lupato apita o Comerário, Crac e Águia sofrem com Endivaldo

Está definida a arbitragem para a rodada deste fim de semana pelo Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul 2008.No único jogo do sábado, às 19h no Laertão, Costa rica e Águia Negra vão passar muita raiva, pois o fraco Endivaldo de Marcos Lima comanda a partida auxiliado por João Eudes Lourenço e Alaércio Guimarães.

Domingo, às 10h no Madrugadão, jogam Misto e Ivinhema, quem apita é Marcos Mateus Pereira, assistido poe Edson Campos Mendonça e Norberto Ferreira dos Santos. O COMERÁRIO será conduzido pelo senhor João Lupato, que será auxiliado por Paulo César Pereira de Freitas e Ivanilton Bandeira da Siqueira.

No Carecão, em Camapuã, às 15h, apita União e Corumbaense, Luis Aparecido da Silva, assistido por Geni da Rocha Cordeiro e Genilson Nogueira de Oliveira. No virotão, comanda Naviraiense e Cene, José Carlos de Oliveira, auxiliado por Ezequiel Barbosa de Oliveira e Michelli Brito de Oliveira.

Comerário

Definidos os árbitros, o dirigente do Operário Cleuner Alvese o técnico do Comercial Paulinho Resende, vibraram, pois temiam que Marcos Mateus Pereira e Manoel Paixão apitasse o clássico, Cleuner e Paulinho não tem muito apreço pela pessoa dos árbitros. Primeira batalha vencida, resta saber agora se no decorrer do campeonato eles voltem a apitar jogos dos clubes.



O capitão está de volta

O Cene terá dois reforços para o jogo deste domingo contra o Naviraiense, às 15h, no Virotão em Naviraí. O zagueiro e capitão Tininho, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e Vinicius expulso no jogo de ida contra o Comercial, não participaram da vitória do furacão domingo nas Moreninhas. Massei, Rincon e André Ceará que estavam machucados, ainda esperam a liberação do Departamento médico para que possam enfrentar o Naviraiense.

Cenista vai disputar série C por rival do Galo


















O meia-atacante Jorge Henrique, revelado pelo Cene e com passagens pelo Vitória-BA e Guaratinguetá, vai jogar o campeonato brasileiro da série C pelo Atlético-GO. Jorge que tinha acertado sua ida para o Santa Cruz-PE,
já conhece o treinador Mauro Fernandes, com quem trabalhou no Vitória, que subiu da Série C para a B em 2006, teve seu contrato rescindido e não volta mais a Recife.

O atlético trouxe ainda o lateral esquerdo Chiquinho estava no Santa Cruz, o volante Coquinho que estava no Brasiliense, disputou a série B e tem 28 anos. O também volante e experiente Romeu que já passou pelo Botafogo- RJ, Atlético- MG, Ponte Preta e Corinthians. E o lateral direito Cláudio de 27 anos que estava no Atlético MG. O diretor Adson Batista disse que o atlético busca pelo menos mais dois reforços, um meia e um lateral.

O Atlético-GO está no grupo 9 junto com o nosso Galo, Águia Negra e Mixto-MT.

Mudanças...

Que o excelentissimo presidente da Federação de Futebol de mato Grosso do Sul, Francisco Cesário não está nem ai para o futebol todo mundo sabe, mas marcar uma partida do estadual no mesmo dia e horário do jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 entre Brasil e Paraguai, no dia 15 de junho, às 16hs, é muita sacanagem.
Será que ele não sabia que é proibida a realização de jogos regionais ou estaduais em dias que há jogos da seleção principal na mesma data, muita indiferença, mas, como já era previsto, em reunião realizada ontem foi determinada a antecipação da 10º rodada da 2º fase Classificatória do Campeonato Estadual de Futebol para o dia 14 de junho, sábado, às 15hs.
Portanto torcedores, vocês nao precisarão deixar de ver a seleção para ir ao estádio empurrar o seu time, os jogos entre Operário e Corumbaense, Costa Rica x Comercial, Águia Negra x Cene, Misto x Naviraiense e Ivinhema x C.E. União já tem nodo dia e horário, para maior comodidade e tranquilidade de todos

terça-feira, 27 de maio de 2008

Parada federal

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) divulgou hoje que o atacante do Águia Negra, Careca, de 18 anos vai defender as cores do Santos Futebol CLube. O artilheiro do Campeonato estadual 2008, com 17 gols, que está com as malas prontas e deve embarcar para a cidade praiana ainda esta semana, está muitop feliz. "Estou muito contente por ser lembrado e ter uma chance de mostrar meu futebol em uma grande equipe do futebol brasileiro", afirmou Careca. As informações são da Rádio harmonia.

Leomir Silva Teles, nome verdadeiro do jovem artilheiro, vai ter que trabalhar muito se quise um lugar ao sol. Emerson Leão, que costuma dar muita chance a jovens promessas foi embora na tarde de hoje, dependendo do novo comandante, careca pode cair no esquecimento e voltar a Rio Brilhante com uma mão na frente e outra atrás.

Hoje o time do Santos joga com Kleber Pereira e Lima no ataque, Tripodi e Wesley sempre entram. No elenco ainda tem Renatinho, Fabiano, Alemão e Thiago Luis. Não é querer gorar, mas o nosso moleque vai ter que ralar muito para seguir os caminhos de Alex Dias e brilhar no Brasil, vai ser parada federal.
FICHA TÉCNICA:

NOME: Leomir Silva Teles
APELIDO: Careca
POSIÇÃO: Atacante
ALTURA: 1,77 m
PESO: 70 Kg
DATA DE NASC.: 19/08/1989
NATURAL DE: Campo Grande-MS

PROFISSIONAL: 7 de Setembro - MS, Cene - MS, BAHIA - BA e Águia Negra-MS.

Esboço


















Pensando na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro a diretoria do Operário anunciou a contratação de mais dois atletas. Trata-se do volante Niander, de 24 anos, que estava no Bragantino e do atacante Zé Afonso, 37 anos, ex-grêmio, que estava na Desportiva Capixaba. Os jogadores chega a Campo Grande no início de junho para assinar contrato com alvi-negro.

A diretoria do time do Galo ainda vai anunciar mais quatro jogadores: um ex-flamengo (segundo cleuner jogou ano passado) que pode ser Juninho paulista (é amigo do Macedo e tals); um atacante que deve ser o Bill, ex-Bragantino; um zagueiro que deve ser Thiago Vieira, ex-Braga, o outro segue um mistério. Também chega um diretor de futebol, ex-Bragantino.

De lambuja os dirigentes do Operário querem o atacante Pablo, do Ivinhema, artilheiro do Estadual e que segundo Cleuner está 99% no galo. O projeto do Galo é subir para a série B, por isso tantos jogadores do bragantino. Todos os jogadores que estão chegando, já subiram clubes. Para recapitular, chegam: Anderson Lima, Gueguer, Zeziel e Thiago treichel.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Bom senso (sobre o Operário e afins)

Sérgio Maidana

a) o time está recebendo o salário em dia;
b) o time não está com problema de transporte, tendo ônibus para treinar e viajando bem;
c) o time tem pago sua concentração, e sempre chega um dia antes de jogos no interior (contrário do ano passado que o Operário ficou em Coxim na rua esperando a hora do jogo);
d) o time tem se alimentado corretamente (contrário do ano passado);
e) o time tem recebido o BICHO prometido (contrário do ano passado que nem salário recebiam);
f) o time tem recebido assistência médica (ano passado???)
h) o clube têm pago a arbitragem ( ano passado foi multado na Justiça Desportiva por que o Tony não pagava e quase foi suspenso do campeonato);
i) o clube tem pago o aluguel dos estádios (coisa que no ano passado ficou devendo)
j) o time tem jogado a noite que gera mais despesas com iluminação (no ano passado não queria jogar a noite de jeito algum).
l) o clube fechou contrato de parceria com fabricante de uniforme (CHAMPS) que não ocorria desde 1982 com o término do contrato com a ADIDAS.
m) o clube não tem mais patrocínio do Leite São Gabriel e Cleuner e amigos estão honrando o contrato do bolso.
n) o clube tem incentivado a ida dos torcedores ao estádio;
o) o clube está investindo e planejando a disputa da Série C;
p) o clube está trazendo jogadores da Série A para disputar a Série C com o objetivo que os torcedores voltem aos estádios;
q) o clube está investindo em Marketing e divulgação, inclusive apoiando o aumento de audiência das rádios sorteando ingressos ;
r) o clube tem pago as taxas da Federação, por isso, não depende de ficar puxando o saco do Cezário (que não faz nada pelo nosso futebol);
s) o clube tem dado apoio e passado as informações que a imprensa precisa, inclusive Cleuner nunca se negou a dar entrevista ou ir aos órgãos de comunicação (contrário do Tony que no ano passado sequer aparecia quando convidado).
t) o clube está fechando parceria com empresários ligados ao futebol da Série A e isto é bom para o nosso futebol;
u) o clube está dando moradia para atletas que tem família;
v) os jogadores estão treinando em academia condicionamento físico (que no ano passado ninguém sabia o que era isso)
x) (.....)
z) esta duas últimas letras fica reservada para a imprensa calar a boca e deixar de criticar, e sim elogiar quem está trabalhando...BOM SENSO não faz mal a ninguém e este grupo, gostando ou não...errando ou não...estão tentando melhorar o nível do nosso futebol...Necessário bom senso para parar com a mania estúpida de só criticar sem apostar no futuro...quando a mídia critica tudo, desanima o torcedor a ir ao estádio, afugenta quem vai, e empobrece o futebol...Elogiar o trabalho das pessoas sérias, sem vaidade pessoal, ou querer ter assunto, é o que está faltando para muita gente que comenta o futebol...

é operariano, advogado e um dos fundadores da "TV Galo"