sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Errar é humano, já persistir no erro...

Domingo passado o MS Saad venceu o E.C. Campo Grande e o árbitro Cléber Aparecido Venzi foi determinante no resultado da partida, representantes da federação de futebol presentes no Morenão viram os erros. A surpresa foi a escalação do árbitro nesta rodada. Errar é humano, já persistir no erro...

este ano o mesmo árbitro já tinha errado feio em uma partida que terminou em pancadaria, não me lembro qual foi, perguntei para os amigos da crônica e ninguém lembrou. Na da semana passada, gol que entrou, penaltis, cartões e sem falar em fevereiro quando em um ato de deselegância, não quis não parar a partida entre Operário e Rio Verde para que se fizesse uma homenagem ao massagista Chicão que havia morrido. Manoel Paixão, corretissimo, o fez.

Não tenho nada contra este senhor, nem contra quem escala os árbitros das partidas, porém, os erros devem ser revistos, punidos e corrigidos. Para que como tempo, nosso futebol não seja mais esculachado do que já está.

Se tiver que ser será...

No site da FFMS os amigos encontram mais informações sobre o que será preciso fazer para deixar o morenão de acordo com as exigências da FIFA. Penso que o jogo realmente vai acontecer. porque a CBF anunciou e isso serve de consolo pela não escolha da capital para a Copa, outra... a toda poderosa do futebol brasileiro deve bancar aalgo. O gramado é o mais fácil.

Sinalização externa, dois camarotes para a FIFA e COMMEBOL, banheiros químicos nos setores de arquibancadas, 6 estandes na área externa do Morenão para os convidados dos patrocinadores e contratação de gerador elétrico, montagem de mais 20 cabines para a imprensa a e instalação de modem para atender as mídias eletrônicas e aluguel de placar eletrônico acho que o senhor Ricardo teixeira paga. Tudo isso é retirado depois.

Vou comentar aqui algumas coisas que a CBF não deve arcar, porque ficará para o estádio e será dificil governo ou UFMS liberar grana fácil. São: 24 poltronas nos bancos de reserva e ainda cobertura acrílica, manta de vedação na marquise e reforma nos vestiários tanto dos atletas quanto dos árbitros, sendo que devem ser trocados chuveiros, pias, torneiras, iluminação, e piso emborrachado inclusive no túnel de acesso aos gramado. Tudo isso é mais caro que as coisas que a CBF pode pagar, como estas últimas coisinhas ficarão para o estádio, são elas que complicarão a história do jogo.

Acredito que dessa vez a FFMS irá receber elogios, penso que tudo isso será mudado, algumas coisa mais outras menos, mas... como colocar tanta estrutura em cima de um estádio que não pode receber os torcedores do Campeonato Estdual devido a sua condenação. Contraditório.

Programação de 2010

A federação de Futebol de Mato Grosso do Sul divulgou hoje (10) a programação para o futebol do Estado no ano que vem. De novo, o término da série B que será no final de maio, que o campeão além de ter a vaga na Copa do Brasil, representará o MS no Brasileiro da Série "G".e que a Copa MS terá limite de idade, 23 anos.

Ponto positivo: calendário o ano todo e trabalho para atletas, dirigentes, comissão técnica e imprensa. Positivo também o incentivo aos clubes em criar categorias de base, já que um requisito para ainscrição na Copa MS, que acontece no segundo semestre é ter meno "idade olímpica". Talvez os times e os atletas reclamem, mas eu aprovo. E a redução de equipes até chegar a 12. Ótimo. Só assim os clubes poderão dar valor ao campeonato, que ganha na qualidade e na seriedade.

Ponto negativo: Um time qualquer, pega uma gurizada fera, ganha a Copa MS e vai chegar com que cara para disputar a Copa do Brasil 2010? Algo para se pensar! E outra, campeonato de pontos corridos com truno único é absurdo. Vai ter chiadeira.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Voltei

Longe dos gramados e desanimado com o nosso futebol, decidi voltar a escrever já que estou denovo na cronica esportiva. Na última segunda-feira (7) estreei na equipe Bola de Ouro, da Rádio Difusora Pantanal 1.240, que tem o comando de Rui Pimente e Pierre Adri, coordenação de Marcos Antonio Silvestre e Elson Pinheiro e supervisão de Ricardo Paredes. Agradeço aos amigos a oportunidade e cionfiança no meu trabalho. É um prazer trabalhar ao lado de profissionais competentes e grandes amigos como Ramão Cabreira, Gabriel Neris e Piaza Santos. Obrigado pela recepção.

Em campo, rodada dupla. MS Saad x E.C. Campo Grande fizeram o primeiro jogo e viram o árbitro Cléber Aparecido Venzi acabar com o espetáculo. Penalti não marcado, gol não dado,e penalti inexistente, porém marcado, sete cartões amarelos e um vermelho foram alguns dos erros de Venzi. O time das arábias venceu por 2 x 1, Marco Antonio marcou um dos tentos, mas nem de longe é aquele Marcão do Galo, Serginho então, nem se fala.

No jogo em que trabalhei, Portuguesa e Mundo Novo, revi um eterno baluarte do futebol sul-matogrossense, Valdomiro Sobrinho. O presidente do Urso, como é chamado o time do sul do Estado, vibrou muito com a goleada de seu time (ele é massagista, dono, psicologo, contador) em cima da Lusinha, 3 x 0. Destaque para o atacante Juninho Trombada, do Urso, que apesar de trombador, sabe marcar gols e anotou dois na partida. O outro tento foi marcado por Didão, que entrou no segundo tempo e foi expulso minutos depois pelo árbitro Raul dos Prazeres.

Domingo tem mais estadual. Rodada dupla no Morenão.

Até lá!