sexta-feira, 20 de março de 2009

Como é facil ser jornalista

Dá-se o nome de jornalista ao profissional formado em jornalismo.
Define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais.
Jornalismo é uma atividade de comunicação.
Jornalista tem que ir pra rua, os grandes estudiosos da área valorizam a experiência adquirida fora da redação, não que não se possa apurar as coisas por telefone, mas as noticias serão muito mais completas, se acompanhadas de perto. Outro erro é deixar de lado alguns assuntos e depois se aproveitar de uma informação do evento para compor o numero X de matérias que se exige por dia.
Vou explicar, leia a matéria do jornalista Marcelo Eduardo site Midia Max, sobre uma punição da Federação de Futebol:
Se o caro colega, ou alguém da redação, tivesse presente no Estádio Pedro Pedrossian no Domingo (15), ou sequer tivesse ligado o radinho, a matéria poderia ser mais completa e até engraçada, pois os leitores de um dos melhores sites de noticias do estado saberiam que o motivo de tanta discórdia foi um uniforme rosa choque, usado pelo trio principal em homenagem à auxiliar Vanessa de Abreu. Mais ganchos poderiam ser explorados na matéria, como, porque o quarto árbitro Emerson Leite de Brito não usou o tal uniforme? Ele não tinha ou é contra os seus princípios não usar rosa? Porque os árbitros não usaram a roupa no dia 8 de março, dia da mulher e sim uma semana depois?
Mas, o jornalista tinha uma saida para não publicar apenas o informativo do site da FFMS, ler a matéria do jogo, tchanan... não tem matéria do jogo. "Pois é, sete da manhã e não tem notícia, vamos sair copiando, a notinha está até boa, vamos colocar quase na integra", deve ser o pensamento de muitos. Senhores jornalistas, acadêmicos e amantes da pprofissão, não sejam oportunistas, ar condicionado é bom, mas não se contentem apenas em dizer que fulano morreu, vá ao local, veja o porque morreu, como morreu, onde, o que estava fazendo, investigue... e quando tiver um tempinho, vá ao estádio de futebol, lá também tem muita pauta boa, mas não só quando vem Flamengo e Corinthians.