quinta-feira, 20 de março de 2008

Otimas palavras

Sou blogueiro assumido, leio muitos blogs por dia. Escrevo minha opiniões e dificilmente posto as coisas que vejo em outros blogs. Um tema ou outro talvez eu aborde, mas dessa vez tive que puxar um texto do Rica Perrone, principalmente pelo final. Imagino que hoje o flamengo dá muito mais alegria a ele do que o s.p.f.c. nao temos ganhado titulos, mas eh gostoso torcer pro mengão, é lindo ver a torcida gritar e dá prazer responder qual o time que torcemos.

Vejam as palavras do Rica:

Lotar o Maracanã, apoiar o jogo inteiro e ganhar, pode!

Ficar brincando de perder gols com o contra-ataque aberto, na Libertadores, não pode.

Marcinho e Souza, como sempre pedi, pode!

Tardelli e Souza, insisto, não pode.

Luizinho na vaga do Léo quando precisar, pode!

Ficar olhando o adversário pegar a bola pra depois dar combate, não pode.

Levar o Ibson pra seleção, pode!

Vaiar ou reclamar do Juan, não pode.

Renato Augusto no meio, pode!

Renato Augusto no ataque, não pode.

Abrir os laterais pra cima dos rivais como atacantes, pode!

Deixar que o adversário, perdendo o jogo, tenha a bola e espaço, não pode.

Vencer o Flamengo com 11 contra 9, pode!

No Maracanã, com 50 mil pessoas, não pode, não deve e dúvido que consigam.

quarta-feira, 19 de março de 2008

O Maraca vai tremer

O Fla é favorito e vai fazer bonito hoje a noite. Creio que o Joel colocará Marcinho ao lado de Souza no ataque e o time tem tudo para estraçalhar o Nacional. Os Uruguaios estão provocando, mas o Flamengo aprendeu a lição. Os nervos estão contidos e a equipe está concentrada. Sem Léo Moura, mas com Renato Augusto de volta a torcida terá um nome para gritar.

Depois de vexames envolvendo o comportamento dos atletas, Joel Santana conversou com o grupo e alguns jogadores em especial. Está tudo sob controle, imagino. Não vamos decepcionar, pois temos um dos melhores elencos do pais, somos lideres nas apostas e nao podemos decepcionar.

O décimo segundo jogador, diferente do que o treinador uruguaio falou, vai fazer toda a diferença e o Mengão vai ter a Nação rubro-negra ao seu lado. Nosso time será embalado por uma nova música, composta pelo jornalista flamenguista Rica Perrone com base no samba do salgueiro.

Explode coração, avante Mengão
Que honrar sua camisa eu vou
Flamengo você é a minha paixão
Te amo mais a cada dia
Mengooooo

É Preto, Vermelho
Balança o Coração da Gente
Torcida que encanta o mundo inteiro
Não tem como explicar, é diferente

Imagino que os quatro cantos do pais estejam vestidos de vermelho e preto. Aqui em Campo Grande vi várias camisetas na rua, imaginem no rio, o que dizer ao redor do maracanã. O jogo do ano tem data e horário. Maracanã 21h45min (Brasília). A verdadeira passagem para o Bi.

terça-feira, 18 de março de 2008

Amanhã é o dia

Amanha é o dia que nos flamenguistas saberemos se estamos ou não aptos a disputar próxima fase da Libertadores. O confronto contra o nacional diante da torcida será de suma importância para a sobrevivência do fla. Tem que jogar bem como os 20 minutos do jogo em Montevidéu. Segurar os nervos como na final contra o botafogo e tentar suprir a ausência de Léo moura. Renato Augusto volta e vai decidir, escrevam ai... ele vai decidir. É preciso ter controle emocional.

Amanhã o fla deve entrar em campo sem a imaturidade que vem assolando os jogos do clube, contra nacional e botafogo o comportamento do time foi deprimente, empurrão em gandula e faltas desleais não estão na cartilha que um jogador que veste o manto sagrado deve seguir. A fase de juniores já passou e agora precisamos ser adultos. A libertadores é competição de homem e não moleque. Joel, vamos lá meu irmão, põe ordem na casa.

O time está motivado e está quase perto de sua formação ideal, digo isso pelo desfalque e poro Joel não ter percebido que o Tardelli serve como amuleto e não titular. O time de amanha deve ser Bruno, Luizinho, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Christian, Kleberson, Ibson e Renato Augusto. Diego Tardelli (Marcinho) e Souza. O time ideal para mim teria o Léo na direita. No ataque Maxi ou Marcinho ao lado de Souza. Na frente da área prefiro Jaiíton a Christian, mas Rômulo que volta em breve teria a vaga. Assim o fla teria todos os setores do campo bem formados, com calma e jogando com os pés no chão, o time não perderia para ninguém.

Amanha a nação lotara o Maraca para ver o time sair de casa com a vitória rumo a altitude de Cuzco para a batalha principal rumo as oitavas. Da-lhe fla.

Pés no chão e bola na rede.

Atrasado, mas tá valendo!


Dia 17 de março, ontem foi aniversário do maior lateral-direito da história do Mengão, quiça do Brasil. José Leandro de Souza Ferreira o peixe frito fez 49 anos. Natural de Cabo Frio foi formado no flamengo e ganhou tudo. Era habilidoso, atacava e defendia com a mesma eficiencia , inteligente e técnico.

Uma história curiosa envolvendo o nome do peixe frito. Um certo antonio colocou o nome de seu filho de Leandro em homenagem ao lateral. O menino cresceu flamenguista, mas um certo dia um santista infeliz fez a cabeça da crianla boba para ele torcer pra outro time, sugerindo o sao paulo, o porque eu nao sei. Hoje esse Leandro é meu amigo, se formou comigo, trabalha comigo e pago todos os meus pecados ouvindo ele falar do são paulo a cada dia. Vira casaca. Coisa que o peixe-frito nao foi, defendeu o fla por 14 anos, uníco clube da carreira.

segunda-feira, 17 de março de 2008

De tudo um pouco

Com certeza eu não sou o melhor comentarista de formula 1 que vocês conhecem. O fabiano Monteiro e o Jakson podem falar melhor do que eu, mas assisti a corrida de estréia em Melbourne e posso falar sobre a primeira corrida do ano, assim como as minha expectativas para a temporada 2008 da Formula 1. Hamilton como no ano passado ficou no podium, mas este ano no lugar mais alto, acompanhado de Nick Heidfeld da BMW e Nico Rosberg da Willians (recolocando a escuderia e o nome Rosgebr no podium depois de anos.)

Como um resumão posso dizer que os motores ferrari estavam desregulados, nenhum dos carros das tres equipes, Ferrari, STR e Force India cruzaram a linha de chegada inteiros, um pouco sortudos porque Haikkonen e Bourdais (estreante) marcaram pontos.

A McLaren fez uma corrida invejável, nao errou e marcou 14 pontos, dez do primeiro colocado Lewis Hamiton e quatro do quinto Rikki Kovalainen. A dupla da Mercedes promete fazer um ano interessante, Ron Denis armou direitinho a estratégia para terminar a prova bem e conseguiu. Hamilton liderou de ponta a ponta, Kovalainen trabalhou como um bom segundo piloto dos velhos tempos da formula 1, apertar o botao errado e deixar Alonso passao só o prejudiciu, nao a equipe. "Eu expliquei para ele que se punir não vai lhe dar nada em troca: ele teve uma corrida de poucos erros. Ok, ele ultrapassou o limite de velocidade no pit lane, mas já vi muita gente fazer isso e tenho certeza que ele não cometerá esse erro novamente", minimizou Dennis. Os dois pilotos juntos com uma equipe motivada pelo fracasso no ano passado deve manter uma regularidade para apagar o vexame de 2007 com o título, o lema: "trabalho de equipe".

Ron Denis foi bem, mas Ross Brawn, ex-estrategista da ferrari, estreante na Honda acabou com a corrida da equipe, que poderia ter saido da terra dos cangurus com pelo menos um pontinho, nao por Jenson Button que saiu na primeira volta em um acidente, mas por Barrichello que fez uma corrida maravilhosa, estragada por Brawn. Primeiro Barrichello parou mais que todo mundo, segundo parou na hora errada, terceiro o cara do pirulito levantou o objeto na hora errada, quarto o animal sai do pitlane com a luz vermelha acesa, tudo conspirou contra. Muitas paradas e uma entrada no boxe durante o safety car fizeram da corrida da Honda um caos, marcando ainda mais a carreira azarada e desconcentrada do Rubinho e adiando ainda mais os pontinhos da Honda que no ano passado saiu no zero. Barrichello era pra ser o sexto, mas foi desclassificado. É ter mais atenção na Malásia e torcer para um dia bom do todo poderoso Ross Brown.

A ferrari, vixi, tambem nao estava no seu dia. Na estréia do novo estrategista Steffano Domenicale os carros nao foram bem acertados resultando em uma corrida pifia para os atuais campeões de construtores, e para o campeao do mundo Raikkonen "azar". Massa fez uma corrida apavorada, errou, passaram em cima dele, enfim o carro ja iniciou a corrida mal acertado. O campeao do mundo viu a ferrari errar já nos treinos quando seu carro parou, segundo a ferrari por um problema na bomba de combustivel, talvez tenha ocorrido pane seca mesmo. Na corrida, faltando 5 voltas para o final errou a curva e parou na area de escape. Foi a primeira corrida, mas a ferrari nao pode deixar para a brir o olho lá na frente, esse ano promete, caso Domenicale coloque as coisa no lugar a tempo.

A renault fez uma estréia longe da planejada. Nelsinho abandonou com problemas no cambio enquanto Fernando Alonso chegou em quarto. Flávio Briatore nao criticou a estréia de nelsinho, mas todos vimos que ele ainda nao se acertou com o carro. Não fez o ajuste certo para a corrida, envolveuse em um acidente para depois abandonar com problemas no câmbio. Foi apenas a estréia, o menino promete, a genética é boa. Alonso, ah... esse continua o mesmo, distante daquele sortudo bi-campeao mundial levou a fraca renault 2008 ao quarto lugar, no braço. Competente segurou o carro bem até o final, quase chegando no podio, terminou em quarto pelo erro do finlandes da mclaren, a sorte nao podia faltar, nas devidas proporções. Caso uma evolução aconteça e "as grandes" falhem Alonso estará lá para tentar brigar pelo título novamente.

Boas surpresas por parte de Nick Heidfeld, Nico Rosberg e Sebastien Bourdais. O finlandes da BMW com um carro mediano correu bem, chegou em segundo e confirmou o ótimo trabalho da ex-sauber, entristecido pelo acidente que envolveu kubica a 11 voltas do final, a equipe foi brilhante. Nico Rosberg levou a willians ao podio depois de nove meses, o ultimo foi no canadá com alexander wurz em 10 de junho passado, assim como o nome de tanto sucesso nos anos 80 com o pai Keke campeao em 82. Bourdais estreou em Melbourne muito bem, com o único motor ferrari que resistiu até quase o fim, tem potencial para ir bem esse ano e subir de equipe em 2009, com 20 anos já ganhou 4 vezes a Camp Car. Nomes que surgem para prolongar a competitividade da F1 e quem sabe fazer duelo com massa, hamilton, kimmi e kovalainen num futuro próximo.

Até a Malásia.