segunda-feira, 17 de março de 2008

De tudo um pouco

Com certeza eu não sou o melhor comentarista de formula 1 que vocês conhecem. O fabiano Monteiro e o Jakson podem falar melhor do que eu, mas assisti a corrida de estréia em Melbourne e posso falar sobre a primeira corrida do ano, assim como as minha expectativas para a temporada 2008 da Formula 1. Hamilton como no ano passado ficou no podium, mas este ano no lugar mais alto, acompanhado de Nick Heidfeld da BMW e Nico Rosberg da Willians (recolocando a escuderia e o nome Rosgebr no podium depois de anos.)

Como um resumão posso dizer que os motores ferrari estavam desregulados, nenhum dos carros das tres equipes, Ferrari, STR e Force India cruzaram a linha de chegada inteiros, um pouco sortudos porque Haikkonen e Bourdais (estreante) marcaram pontos.

A McLaren fez uma corrida invejável, nao errou e marcou 14 pontos, dez do primeiro colocado Lewis Hamiton e quatro do quinto Rikki Kovalainen. A dupla da Mercedes promete fazer um ano interessante, Ron Denis armou direitinho a estratégia para terminar a prova bem e conseguiu. Hamilton liderou de ponta a ponta, Kovalainen trabalhou como um bom segundo piloto dos velhos tempos da formula 1, apertar o botao errado e deixar Alonso passao só o prejudiciu, nao a equipe. "Eu expliquei para ele que se punir não vai lhe dar nada em troca: ele teve uma corrida de poucos erros. Ok, ele ultrapassou o limite de velocidade no pit lane, mas já vi muita gente fazer isso e tenho certeza que ele não cometerá esse erro novamente", minimizou Dennis. Os dois pilotos juntos com uma equipe motivada pelo fracasso no ano passado deve manter uma regularidade para apagar o vexame de 2007 com o título, o lema: "trabalho de equipe".

Ron Denis foi bem, mas Ross Brawn, ex-estrategista da ferrari, estreante na Honda acabou com a corrida da equipe, que poderia ter saido da terra dos cangurus com pelo menos um pontinho, nao por Jenson Button que saiu na primeira volta em um acidente, mas por Barrichello que fez uma corrida maravilhosa, estragada por Brawn. Primeiro Barrichello parou mais que todo mundo, segundo parou na hora errada, terceiro o cara do pirulito levantou o objeto na hora errada, quarto o animal sai do pitlane com a luz vermelha acesa, tudo conspirou contra. Muitas paradas e uma entrada no boxe durante o safety car fizeram da corrida da Honda um caos, marcando ainda mais a carreira azarada e desconcentrada do Rubinho e adiando ainda mais os pontinhos da Honda que no ano passado saiu no zero. Barrichello era pra ser o sexto, mas foi desclassificado. É ter mais atenção na Malásia e torcer para um dia bom do todo poderoso Ross Brown.

A ferrari, vixi, tambem nao estava no seu dia. Na estréia do novo estrategista Steffano Domenicale os carros nao foram bem acertados resultando em uma corrida pifia para os atuais campeões de construtores, e para o campeao do mundo Raikkonen "azar". Massa fez uma corrida apavorada, errou, passaram em cima dele, enfim o carro ja iniciou a corrida mal acertado. O campeao do mundo viu a ferrari errar já nos treinos quando seu carro parou, segundo a ferrari por um problema na bomba de combustivel, talvez tenha ocorrido pane seca mesmo. Na corrida, faltando 5 voltas para o final errou a curva e parou na area de escape. Foi a primeira corrida, mas a ferrari nao pode deixar para a brir o olho lá na frente, esse ano promete, caso Domenicale coloque as coisa no lugar a tempo.

A renault fez uma estréia longe da planejada. Nelsinho abandonou com problemas no cambio enquanto Fernando Alonso chegou em quarto. Flávio Briatore nao criticou a estréia de nelsinho, mas todos vimos que ele ainda nao se acertou com o carro. Não fez o ajuste certo para a corrida, envolveuse em um acidente para depois abandonar com problemas no câmbio. Foi apenas a estréia, o menino promete, a genética é boa. Alonso, ah... esse continua o mesmo, distante daquele sortudo bi-campeao mundial levou a fraca renault 2008 ao quarto lugar, no braço. Competente segurou o carro bem até o final, quase chegando no podio, terminou em quarto pelo erro do finlandes da mclaren, a sorte nao podia faltar, nas devidas proporções. Caso uma evolução aconteça e "as grandes" falhem Alonso estará lá para tentar brigar pelo título novamente.

Boas surpresas por parte de Nick Heidfeld, Nico Rosberg e Sebastien Bourdais. O finlandes da BMW com um carro mediano correu bem, chegou em segundo e confirmou o ótimo trabalho da ex-sauber, entristecido pelo acidente que envolveu kubica a 11 voltas do final, a equipe foi brilhante. Nico Rosberg levou a willians ao podio depois de nove meses, o ultimo foi no canadá com alexander wurz em 10 de junho passado, assim como o nome de tanto sucesso nos anos 80 com o pai Keke campeao em 82. Bourdais estreou em Melbourne muito bem, com o único motor ferrari que resistiu até quase o fim, tem potencial para ir bem esse ano e subir de equipe em 2009, com 20 anos já ganhou 4 vezes a Camp Car. Nomes que surgem para prolongar a competitividade da F1 e quem sabe fazer duelo com massa, hamilton, kimmi e kovalainen num futuro próximo.

Até a Malásia.

Nenhum comentário: