segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Casa própria pra que?

Partindo do desrespeito e das chacotas com alguns clubes brasileiros, sempre defendi que clube grande não precisa de certas regalias para ser respeitado, uma delas é, não possuir um estádio próprio. Mauro César Pereira, jornalista e blogueiro da ESPN, falou sobre isso e expôs opiniões que se encaixam com os pensamentos que eu colocava a gremistas e são paulinos malcriados, que todos os dias insistiam que clube "fera" tem que ter casa própria. Dava os exemplos dos clubes de Roma e Milão, que não tem estádio e dividem o Olímpico e San Ciro, questionava a necessidade, não obtinha respostas, mesmo assim eles não mudavam de opinião e não se deixavam vencer.

"Atlético Mineiro, Cruzeiro, Bahia, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Vila Nova e Goiás são times da primeira divisão e/ou muito populares que não têm estádios onde possam jogar. Recorrem a espaços alugados, públicos. Não é o cenário ideal, mas mesmo "morando de aluguel" é possível fazer desses locais fontes mais rentáveis".

Os maiores clubes do Brasil, Itália, México, Holanda e França não jogam em estádio próprio, mesmo assim estão entre os maiores campeões do país. A resposta de que Real Madrid, Barcelona, Manchester United e Arsenal têm seus campos virá, mas os títulos e o prestígio vem dentro de campo, pois, se necessário, as seleções nacionais deveriam ter seu estádio, mas, tem todos.

Segue uma lista de times não menos importantes ou vitoriosos porque não tem um campo:

Alemanha

Hertha Berlim
Kaiserslautern

Itália

Internazionale
Juventus
Fiorentina
Genoa
Lazio
Milan
Napoli
Roma
Sampdoria

Holanda

Ajax

México

America

França

Lyon
Olympique de Marselha
Paris Saint Germain

Inglaterra

* Chelsea
Manchester City
Newcastle

*Stamford Bridge, onde joga o Chelsea, pertence a uma joint venture criada para impedir que caia nas mãos de uma incorporadora, já o City of Manchester foi arrendado pelos Citizens após os Jogos da Comunidade Britânica de 2002, para o qual foi construído.

2 comentários:

Gabriel Neris disse...

Cara, sensacional. Falou e disse! Estádio pra quê?

Nyelder Rodrigues disse...

Léo, faltou você ressaltar que o ideal é cada um ter o seu. Mas é óbvio que time pra ser grande não precisa de estádio próprio.

Se fosse assim, o Paraná Clube era campeão mundial, pois na falta de um tem dois estádios huauhauhauha

abraços!