terça-feira, 11 de março de 2008

Os ingleses contra a rapa e a panela

Hoje foi definido o ultimo classificado da liga dos campeoes da Uefa, o Liverpool se juntou a Manchester, Arsenal e Chelsea nas quartas-de-final da maior competição europeia. Os outros quatro são Barcelona, Roma, Fenerbahçe e Schalke 04. Na sexta-feira em Moscou a UEFA realiza o sorteio dos jogos, quem decidi em casa e quais clubes se cruzaram.
Eu imagino que pelo menos um confronto entre ingleses deve acontecer, seria muita sorte nao se cruzarem antes. Penso que se colocassemos as apresentações até aqui o favorito seria o Chelsea que sequer tomou um gol em 8 jogos, mas a champions league sempre revelou grandes surpresas e o Chelsea sabe bem disso. Em 2003 foi eliminado pelo Porto que mais tarde sairia campeão.
Outros times destacaram-se muito nas oitavas-de-final. O Liverpool eliminou a poderosa Inter já no primeiro jogo, quando marcou 2 a 0 em Anfield, pra completar sofreu pressão dos italianos num Giuseppe Meazza de ingressos esgotados, mas conseguiu vencer por um a zero, Fernando Torres.
O Fenerbahçe passou com emoção, ganhou em casa mas sofreu dois gols. Foi a Sevilha e repetiu o placar, prorrogação e penaltis. Será que um técnico que já saiu uma copa do mundo nos penais teria folego para aguentar outra decisão parecida? Pois é, os pupilos de Zico fizeram bonito, marcaram para depois ver o goleiro Volkan Demirel agarrar tudo e colocar os turcos pela primeira vez nas quartas do torneio.
O Schalke, veterano em competições continentais, passou pelo Porto nos penaltis depois de vencer em casa e perder fora pelo placar minimo. Outro goleiro brilhou nos penaltis, Neur pegou os tiro de Lisandro Lopes e Bruno Alves para levar uma das surpresas da competição ao seu 102º jogo em jogos europeus. Canditado a ficar por aqui o Schalke pretende seguir os exemplos de Liverpool e Porto que ganharam sem ser favoritos.
O Barcelona como sempre, presente. Decisivos Henry e Messi fizeram a diferença. Agora Messi machucado nao joga as quartas e cabe a Ronaldinho, Eto'o e Henry levarem os catalãos asdiante. Eu acho que o Barça já foi longe demais, esse ano nao vem demonstrando o futebol do campeao europeu de 2006, porém esta jogando bem o espanhol, com tropeços é verdade, mas está bem, o técnico Frank Rijkaard precisa mostrar serviço, e confiar nos seus atletas, caso isso nao aconteça sua cabeça irá a prêmio.
Melhor conjunto da liga, o objetivo manchester de Sir Alex Fergusson aderiu ao futebol de resultados ganhando com placares apertados, exceção para os jogos contra o Dinamo (4x2 em cassa e 4x0 fora) na minha opinião é a maior força do torneio. Tem um time excelente a frente e dois zagueiros muito bons, no meio tem opções jovens e experientes, os mais novos vêm se destacando mais e caso precise de uma força dos mais velhos a troca é tão boa quanto. O pecado está nas lateral direita já que Evra na esquerda dá conta do recado. Um jeijão podre nao estraga todo o saco nao é, portanto os Red devils vem com tudo, rumo ao titulo.
Meu time na itália classificou-se como um bom time copeiro, venceu em casa e fora. Não que a Roma seja copeira, mas agindo assim Spalleti pode surpreender a imprensa e levar a Roma ao título. Jogando com lealdade e disciplina tática os italianos mostraram quem dependem dos brasileiros e que quem vem do banco é pra decidir. Vicinic fez o gol da vitória no Santiago bernabeu e Aquilani reserva no primeiro jogo comeu a bola. Placar bom em casa garante a Roma na semi, pois sabem muito bem defender e jogar sobre pressão, Doni não atrapalha.
Enfim o Arsenal, os gunners garantiram a vaga nas quartas em 8 minutos. Aos 39 e 47 do segundo tempo, Fabregas e Adebayor colocaram os ingleses adiante em pleno San Ciro. O técnico Carlo Ancelloti que balança no Cargo nao motivou o milan como fez no ano passado quando ganhou o tirulo e nem no mundial de clubes quando mostrou o poder rossonero diante do Boca. Candidato favoritissimo ao titulo, em ótima fase tem um time novo, porem forte. Dependendo do cruzamento passa facil, caso contrario, mais duas partidas emocionantes estao por vir.
Vamos esperar o sorteio para fazer os prospectos, mas todo mundo quer ver os duelos ingleses e as forças menores duelando de igual como s grandes. Até a próxima e meu desejo para os confrontos:
Liverpool x Chelsea (outra piaba dos reds)
Roma x Arsenal (o jogo do ano, passa a Roma)
Barça x Fenerbahçe (Zico entra pra história)
Manchester x Schalke (United na cabeça)
Sorte e paz sempre!

2 comentários:

Nyelder Rodrigues disse...

Não gostaria de ver Barça, Arsenal, United e Liverpool se dando bem na UCL.

O Arsenal por não ter um elenco tão bom quanto aparenta. O Liverpool, porque acho estranho um clube não conseguir nada na Premier, mas tudo na Champions. O United, porque enjuei de ver Fergunson papando tudo. Barça, porque tá na hora de descer do salto...

Torço pro Chelsea. Os caras tem 3 títulos nacionais apenas, e nenhum continental. A Roma, assim como o Chelsea, tem apenas 3 títulos nacionais, e nenhuma Champions. Seria bem legal ver algum deles perder a marca de coadjuvante.

Ver o Fenerbahçe no topo seria legal, afinal, confirmaria o Zico como treinador "fodão".

Mas eu queria mesmo ver o Schalke saindo da draga... Já pensou, depois de 50 anos sem títulos...

T+ Léo

Nyelder Rodrigues disse...

50 anos sem títulos "grandes", afinal, o Schalke venceu a Copa UEFA em 97 e foi bicampeão da Copa da Alemanha em 2001 e 2002.