quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O futebol através dos tempos

por Ronaldo Young

A análise futebolística tem se banalizado cada vez mais através de torcedores, jornalistas, jogadores e cartolas do ramo. Seus embasamentos vão desde declarações apaixonadas pelo time do coração até a visão precisa e técnica de jornalistas com um apuro de alto nível para tal função.
Essa realidade corresponde a uma moeda: se pelo lado da coroa temos artigos jornalísticos que nos dão uma perspectiva ampla e que de fato nos incita à discussão, pelo lado da cara há o senso popular que de aspecto unânime é formada longe dos princípios da razão e no berço da própria emoção e amor ao esporte.
Será que o ponto de vista da massa popular pode prejudicar o belo espetáculo? A resposta óbvia para essa pergunta é não. O ritmo e a toada excitante do torcedor têm sido fundamental, acompanhando a evolução do futebol. Vinte e dois jogadores entram em campo para mostrar o que têm de melhor para suas equipes e primordialmente para o público que se desloca, por vezes em grande número, para prestigiá-los.
E se em alguns casos a declaração precipitada de um torcedor venha a atrapalhar o desempenho de times e atletas, os mesmos devem ter uma mentalidade aberta e tranqüilidade para lidar com problemas. Para tanto, é necessário uma boa equipe de comissão técnica e companheiro de clube bem como a observação de explicações de cunho profissional, conforme o velho provérbio de origem latina: mente sã em corpo são.
Ronaldo Young escreve todas as quintas-feiras, hoje em especial porque não postou na semana passada. Irresponsável... hehehe!

Nenhum comentário: