quinta-feira, 5 de junho de 2008

Um time = 3 equipes - Ataque

por Renan Portes
Olá amigos que acompanham o Bleog do Léo. Hoje daremos continuidade ao nosso espaço de Futebol Americano. Bem, na última quinta-feira tratamos de apresentar o esporte como um todo, e hoje entraremos mais a fundo.

Um time de futebol americano é subdividido em três equipes: a de ataque, a defesa e os especialistas, cada um deles tem seu momento durante a partida e tem a composição de 11 jogadores. Os nomes das posições são todos em inglês, com siglas que os representam e, em alguns casos podem ser traduzidos. Cada posição também obedece uma regra de numeração. Por exemplo: aquele que deseja jogar como quarterback, ou armador, terá que ter em sua camisa de jogo, obrigatoriamente um numeral entre 1 e 19. Os running backs vão de 20 a 49, e cada posição com a sua numeração.

Você deve estar se perguntando: O que estas posições fazem? Bem. Como as posições são bem detalhadas, hoje nós apresentaremos o time de ataque, e nos próximos encontros, a defesa e os especialistas.
O time de ataque é composto pelas seguintes posições: Quarterback (QB), Running back(RB), Wide receiver(WR), Tight end(TE), Center (C), Left/Right Guards(LG/RG) e Left/Right Tackle (LT/RT).

O Quarterback (camisa de 1 a 19) é o armador (lançador) do time. Todas as jogadas que o time produzirá para avançar no campo e anotar os pontos, passam pela mão dele. Tamanha é a responsabilidade dele, pois é o cérebro do time e, apesar deste ser um esporte coletivo, se este jogador não conseguir “jogar”, o time todo está perdido. Ele se posiciona atrás do Center, de quem recebe a bola para as jogadas. Daí, ele pode entregar a bola para um corredor, lançá-la ou até mesmo correr com a bola.

Os Running backs (camisa de 20 a 49) são os corredores. Eles se posicionam atrás do QB e conduzem a bola para ganhar terreno. Eles precisam ser bastante ágeis para fugirem dos tackles e evitarem fumbles, que acontece quando o jogador que detém a posse de bola, perde a posse durante uma jogada para a defesa do time adversário. Isto também é chamado de turn over. Existem dois tipos de RB: o Halfback (HB) e o Fullback (FB). O HB carrega a bola na maioria das jogadas e precisa ter uma combinação de velocidade, atletismo e força. Já o FB não tem que ser tão veloz e nem tão atlético, bastando apenas conduzir a bola e, quando não estiver em atividade, fazendo bloqueios para o HB. Nas jogadas de passe, os RB podem bloquear, protegendo o QB e ainda se deslocarem para receber passes.

Os Wide Receivers (camisa de 10 a 19, e 80-89) são os recebedores. São o alvo do jogo aéreo. Eles são rápidos e se deslocam em rotas curtas e longas para receberem os passes. São os principais pontuadores do jogo.

O Tigh End (camisa de 80-89) é o jogador versátil que podem bloquear o avanço da defesa adversária para ajudar em uma jogada de corrida dos running backs ou do prórpio Quarteback. Também é o único jogador da linha que pode receber passes.

O Center (camisa 50-59) é o jogador que começa cada jogada, passando a bola que está dentro das pernas para o QB. Está posicionado no meio da linha ofensiva. Ele é o cérebro da linha e antes da jogada iniciar, tem a responsabilidade de analisar a defesa e fazer ajustes ao esquema de bloqueio da linha, que dará mais tempo para o QB produzir a jogada.

Left/Right Guards (Camisa de 60-79) estão posicionados um de cada lado do Center. Além do bloqueio na linha, também são utilizados nas jogadas de corrida para “abrir caminho” para os corredores.


E finalmente os Left/Right Tackles (camisa 60-79) estão posicionados um de cada lado dos guards. Este tem uma responsabilidade grande pois devem, além de bloquear a linha, proteger o QB em seu lado cedo ou blind side. Geralmente quando o QB é destro, ele se posiciona com a perna esquerda à frente para fazer o lançamento, o que o faz perder um pouco o campo de visão do lado esquerdo, o que o impede de perceber com rapidez que alguém por aquele lado se aproxima.

A foto desta matéria ilustra as posições que estes jogadores apresentados ocupam em campo juntamente com os da defesa adversária. Todos os jogadores precisam estar entrosados para que as jogadas possam acontecer. Se a linha falha, a jogada não acontece. Se o recebedor não agarra a bola, é um fracasso. Este é o esporte coletivo !!

Bem, por hoje é só. Na próxima quinta-feira, retornaremos com a equipe de defesa.

Tackles a todos !!!

Nenhum comentário: